Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cyberbullying no ambiente de trabalho precisa de maior atenção das empresas

O cyberbullying – o bullying realizado através de tecnologias como e-mails, sms e redes sociais – tem se tornado cada vez mais comum no trabalho que o bullying tradicional, aponta nova pesquisa. A grande diferença desse novo fenômeno é que a relação entre abusados e abusadores tem ficado cada vez menos em evidência, o que não quer dizer que deixam de existir ou que isso seja menos impactante.
 
As descobertas são de um estudo feito pela equipe de Chistine Sprigg da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, que partiu de uma série de pesquisas feitas com questionários online e financiada pelo Conselho Britânico de Pesquisas Econômicas e Sociais.
 
O fenômeno, antes observado apenas em ambientes escolares, parece ter alcançado os ambientes profissionais. E quanto maior a inserção das novas tecnologias nos escritórios, maior a propensão desse tipo de violência se tornar cada vez mais comum.
 
“Os questionários que aplicamos indicava diversos níveis de bullying, como ser humilhado publicamente, ser ignorado ou isolado e ser alvo de fofocas. Os trabalhadores eram questionados sobre quais tipos dessas violências ocorriam de forma física e também virtualmente e também com qual constância”, explica a autora.
 
Os resultados apontam que entre 8% e 10% dos trabalhadores entrevistados haviam presenciado ou sido alvos do cyberbullying nos 6 meses anteriores à pesquisa. E entre 14% e 20% desses profissionais sofriam com o cyberbullying de forma constante (reportavam algum tipo de violência com uma constância semanal).
 
“Quanto maior a constância do cyberbullying menor o nível de bem estar e maiores os níveis de estresse e insatisfação com o trabalho. Em alguns questionários ficou claro que o cyberbullying era muito mais danoso a saúde mental dos funcionários que o bullying tradicional”, diz Ian Coyne, outro autor envolvido na pesquisa.
 
Outra diferença importante foi quanto a quem presenciava esse tipo de bullying. No bullying tradicional o indivíduo que presencia esse tipo de violência também é impactado negativamente. No ambiente virtual esse impacto é muito menor para quem testemunha o bullying e traz muito mais sensação de insegurança e injustiça para quem sofre.
 
“Nossa pesquisa pode servir de guia para que os patrões e chefias em geral formulem estratégias para identificar e combater o cyberbullying no ambiente profissional, pois os danos têm grande impacto econômico, podendo aumentar o absenteísmo [faltas no trabalho por conta de problemas de saúde física], piorar a saúde mental do empregado, diminuir o rendimento da equipe de trabalho e gerar mais problemas jurídicos, além de maior turnover [perda de bons profissionais para outras empresas]”, alertam os autores. “Aprender a reverter esse processo é importante para as empresas nesse novo cenário tecnológico”, finalizam.
 
Fonte O que eu tenho

Nenhum comentário:

Postar um comentário