Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dor é somente a ponta do iceberg – confira cinco casos

dolor de cabeza Dor é somente a ponta do iceberg   confira cinco casosA dor é o efeito de um mecanismo de proteção que avisa que algo nocivo está acontecendo. Por isso, ignorar os sinais do corpo e achar que é um sintoma passageiro pode ter um alto preço, ainda mais quando existe a automedicação.
 
Estudos apontam uma taxa de mais de 60% de brasileiros que tentam se livrar da dor sem procurar ajuda. “Na dúvida, toda dor precisa ser checada, ainda mais aquela que você nunca sentiu igual”, aconselha o cardiologista Paulo Bezerra, do Hospital Santa Cruz, em Curitiba para o portal de saúde da Abril.

Uma das mais frequentes e comuns é a dor de cabeça, que é geralmente causada pelas mudanças de hormônios ou visão. Uma atenção redobrada deve ser dada à dor de cabeça que aparece depois dos 50 anos, que pode estar relacionada à hipertensão. Outra que não deve ser ignorada é a dor de garganta, que pode ser causada por amidalite viral, que evolui para bacteriana e precisa de cirurgia se não for tratada. Se a dor de garganta teima em não desaparecer, cuidado. Alguns tumores no pescoço podem ser facilmente confundidos com inflamações pelos leigos.

Uma dor no peito irradiada na direção do estômago, do maxilar inferior, das costas e dos braços pode ser um alerta vermelho do coração que não está sendo devidamente irrigado. Já a dor abdominal pode ser causada pela inflamação da vesícula biliar, quando começa do lado direito e passa para costas e ombros. Outra dor abdominal é a cólica constante em mulheres, e agravada em período menstrual, pode indicar uma suspeita de endometriose.

A dor nas costas pode ser resultado de má postura e esforço físico, que machucam a coluna lombar. Além do desgaste físico e do sedentarismo, um causador dessa dor pode ser um tumor no pâncreas, quando a dor é lenta e progressiva. Mas lembre-se de antes de querer fazer um auto diagnóstico ou praticar a automedicação, procure um especialista.

Fonte Corposaun

Nenhum comentário:

Postar um comentário