Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cafeína favorece visão mais positiva do mundo

A cafeína pode trazer um benefício inesperado. De acordo com a literatura médica, ela pode fazer com que as pessoas vejam o mundo de forma mais positiva.
 
Pesquisas mostram que pessoas que estejam sob o efeito de cafeína têm desempenhos melhores na identificação de palavras positivas – como feliz – do que na identificação de palavras negativas – como raiva.
 
De acordo com os pesquisadores (da Universidade Ruhr, na Alemanha), esse efeito é curioso, já que as pessoas se lembram com a mesma eficácia de coisas boas e ruins de eventos.
 
Os resultados encontrados levaram os pesquisadores a acreditarem que apesar de a cafeína melhorar algumas funções mentais, isso pode funcionar apenas para certos tipos de estímulos, como para palavras positivas.
 
Estudos anteriores mostram que a cafeína provavelmente estimula o sistema nervoso central, aumentando a atividade da dopamina, que está ligada à recompensas, criatividade, impulsividade e vício. Como a cafeína pareceu favorecer a positividade, a explicação pode estar na relação da substância com a dopamina.
 
Mais estudos são necessários para comprovar essa ligação e observar o efeito que a cafeína tem na percepção de estímulos positivos.
 
A pesquisa foi publicada no periódico PLoS ONE.
 
Fonte: Live Science, 9 de novembro de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário