Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Após quase falência, grupo equilibra contas e expande complexo hospitalar com 394 anos de tradição no Rio de Janeiro

Com 550 leitos e, aproximadamente, 1,8 mil funcionários, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), antigo Hospital da Ordem Terceira, na Tijuca, Rio de Janeiro, quase fechou as portas há cerca de dois anos devido a dívidas que superavam R$ 140 milhões e atrasos na folha de pagamento de funcionários. Em 2011, a convite do arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, a Associação Lar São Francisco na Providência de Deus, com sede em Jaci (SP), passou a administrar o complexo hospitalar, que tem 8 prédios e 42.278m² de área construída.
 
A Associação, formada por frades franciscanos e presidida por Frei Francisco Belotti, tem em seu histórico a recuperação e administração de diversas obras de saúde, gerenciando mais de 60 instituições da área espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, além de um hospital em Porto Príncipe, no Haiti.
 
Apenas no primeiro ano de administração, funcionários e pacientes já notavam as melhorias. Com um investimento de 40 milhões, a emergência, que até então disponibilizava apenas quatro leitos, recebeu novos equipamentos, além de uma expansão, aumentando o número de leitos para onze. Houve melhorias no centro cirúrgico e na CTI, além de novas aquisições de equipamentos de diagnósticos e hotelaria. "Em menos de dois anos de administração da Associação notamos muitas mudanças no hospital. Estávamos em uma situação muita difícil, não recebíamos passagem para vir trabalhar, não recebíamos salários e as condições de trabalho eram péssimas. A gente não tinha muito que fazer quando os pacientes chegavam aqui, não tinha médicos e muito menos material e equipamentos para recebê-los", relembra a funcionária Iara Rodrigues, do setor de manutenção.
 
"Quando assumimos o hospital havia mais de 480 processos trabalhistas e uma enorme dívida. Estamos ainda nos reestruturando, administrando as dívidas e já nos encontramos em um cenário de expansão. O nosso desafio é continuar e manter os investimentos", afirma o diretor do hospital, Frei Paulo Batista.
 
Nos primeiros seis meses desse ano, os investimentos continuaram e três andares, antes fechados, foram reabertos, o que representa um aumento de 72 leitos na Unidade de Internação Clínica e Cirúrgica. O CTI e a Unidade Pós-Cirúrgica foram reformados e ampliados, com mais 18 leitos. Além disso, cerca de 150 profissionais de saúde já foram contratados.
 
Parceria público-privada
Em março do ano passado, a direção do Hospital São Francisco na Providência de Deus firmou convênio com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, se tornando a primeira OSS (Organização Social de Saúde) a disponibilizar clínica médica, leitos de CTI, cirurgia cardíaca, procedimentos cardiológicos, serviço de infectologia e atendimentos ambulatoriais para pacientes do SUS, além do Centro Estadual de Trauma do Idoso.
 
Outro motivo para celebrar é o sucesso do Centro Estadual de Transplantes que, em apenas sete meses, já alcançou o primeiro lugar no Rio de Janeiro e o segundo do Brasil em transplantes de fígado. A central do HSF também é uma das cinco que mais realiza transplantes de rim no país, e já alcançou a marca de 100 cirurgias deste tipo. As taxas de sucesso também estão acima da média nacional: 97,5% para renal frente a 90-95% no país e, 86% para hepático, frente a 72%.
 
Papel social
Uma das grandes obras realizadas nesses dois anos de administração foi a inauguração do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental - Papa Francisco (PAI), abençoado pelo pontífice em sua visita ao Brasil. Direcionado a prestar atendimento psiquiátrico, em especial aos dependentes químicos, principalmente vítimas do crack, o PAI, que ocupa uma área de dois mil m² e quatro andares, tem 46 leitos em pleno funcionamento e até o final do ano chega ao total de 80.
 
"O PAI caminha junto com que acreditamos e sabemos fazer: acolher os mais necessitados. O grande diferencial desse projeto é que toda a estrutura física, tecnológica e equipe médica do nosso hospital darão apoio às necessidades advindas do PAI", explica Frei Francisco Belotti, fundador da Associação e superintendente do Hospital São Francisco na Providência de Deus.
 
ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357
Cristina Miguez, (21)98214-8996
Leonardo Martes, (21)98333-6338

Nenhum comentário:

Postar um comentário