Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Quem pratica exercícios físicos sofre menos prejuízos com os excessos de final de ano

Quem pratica exercícios físicos sofre menos prejuízos com os excessos de final de ano Tatiana Cavagnolli/Agencia RBS
Foto: Tatiana Cavagnolli / Agencia RBS
Excessos gastronômicos do final de ano são menos prejudiciais
para quem pratica atividades físicas
Segundo pesquisa britânica, atividade física diminui efeitos nocivos dos exageros alimentares
 
Final de ano é sempre aquela época em que é muito mais difícil manter a dieta em dia. No cardápio das incontáveis confraternizações e das ceias de Natal e Ano-Novo sempre estão sempre presentes alimentos deliciosos e nada saudáveis. Mas se você praticou exercícios físicos diariamente durante o ano todo, não há com o que se preocupar: está liberado para abrir uma exceção e comer mais que o normal.
 
A absolvição vem da ciência: uma pesquisa da universidade britânica de Bath identificou que fazer exercícios diariamente diminui consideravelmente os efeitos nocivos dos exageros na alimentação no curto prazo. Estudos anteriores indicaram que quando você ingere mais calorias que queima, mesmo somente em alguns dias, já ocorrem impactos negativos na sua saúde. O que a nova pesquisa mostrou é que as atividades físicas diárias trazem grandes benefícios, mesmo naqueles dias em que você consome milhares de calorias a mais do que gasta. Praticar exercícios é muito mais que simplesmente reduzir a energia que sobra no corpo.
 
— Esta nova pesquisa mostra que o quadro é mais sofisticado do que a energia por si só: exercícios têm efeitos positivos, mesmo quando estamos ativamente armazenando energia e ganhando de peso — diz James Betts, um dos pesquisadores da Universidade de Bath.
 
A pesquisa convidou 26 homens saudáveis a comer mais. Um grupo praticava exercícios físicos regularmente (e seguiu praticando durante o teste) e o outro grupo era inativo.
 
Depois de apenas uma semana de excessos gastronômicos, as pessoas monitoradas na pesquisa mostraram um controle ruim de açúcar no sangue e suas células de gordura estavam apresentando genes que levam a alterações metabólicas insalubres, interrompendo o equilíbrio nutricional. No entanto, esses efeitos negativos foram significativamente menores para aquelas que estavam se exercitando.
 
— Nossa pesquisa demonstra que mesmo um curto período de consumo excessivo, como ocorre nesta época do ano, leva a profundas mudanças negativas no sistema fisiológico, mas a prática diária de exercício diminui muito esses efeitos negativos — afirma Jean-Philippe Walhin, um dos autores do estudo.
 
Os pesquisadores indicam que são necessários mais estudos para entender de que forma os exercícios físicos trazem esse benefício. Segundo eles, os resultados também podem ser aplicados a outros grupos, como idosos e mulheres.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário