Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Aneurisma da aorta abdominal

Definição

Um aneurisma da aorta abdominal ocorre quando o grande vaso sanguíneo que fornece sangue ao abdome, à pélvis e às pernas se torna estranhamente maior ou fica inchado.
Aneurismas da aorta abdominal envolvem alargamento, alongamento ou inchaço da aorta. Há diversas causas para a ocorrência deles, mas a mais comum resulta de doença aterosclerótica.

Foto: ADAM
Aneurisma da aorta

Conforme a aorta fica progressivamente maior ao longo do tempo, há uma maior chance de ruptura. 

Nomes alternativos

Aneurisma – aórtico; AAA

Causas, incidência e fatores de risco

A causa exata é desconhecida, mas os fatores de risco para o desenvolvimento de um aneurisma da aorta incluem:
Um aneurisma da aorta abdominal pode se desenvolver em qualquer pessoa, mas é mais frequentemente observado em homens acima de 60 anos que apresentam um ou mais fatores de risco. Quanto maior o aneurisma, mais provável é o seu rompimento e irrupção.

Sintomas

Os aneurismas se desenvolvem lentamente durante anos e geralmente não apresentam sintomas. Caso se expanda rapidamente, rompa (rompimento do aneurisma) ou se houver sangramento pelas paredes dos vasos (dissecção aórtica), os sintomas podem se desenvolver de forma repentina.
Os sintomas da ruptura incluem:
  • Dor no abdome ou nas costas – grave, repentina, persistente ou constante. A dor pode se irradiar para a virilha, nádegas ou pernas.
  • Pele fria e úmida
  • Náusea e vômitos
  • Frequência cardíaca acelerada
  • Choque

Exames e testes

O médico examinará seu abdome. O exame também incluirá uma avaliação da pulsação e da circulação nas suas pernas. O médico pode encontrar:
  • Massa abdominal
  • Abdome duro ou rígido
  • Sensação de pulsação no abdome
Você pode ter um aneurisma da aorta abdominal que não está causando nenhum sintoma ou problema. Seu médico pode ter descoberto esse problema em exames especiais chamados ultrassonografia abdominal ou tomografia computadorizada do abdome.
Qualquer um desses exames pode ser feito quando você estiver tendo sintomas.
O rompimento da aorta (um rasgo na aorta, que é a principal artéria que vem do coração) pode ser visto em um raio X do tórax. No caso representado pela figura ao lado, foi causada por uma perfuração traumática da aorta torácica.
É assim que o raio X mostra quando o peito está cheio de sangue (hemotórax direito), visto aqui como uma nebulosidade do lado direito da imagem.

Tratamento

Se você tiver hemorragia interna originária de um aneurisma da aorta, será submetido a uma cirurgia aberta do aneurisma da aorta abdominal.
Se o aneurisma for pequeno e não houver sintomas:
  • Você e seu médico devem decidir se o risco da cirurgia é menor do que o risco de hemorragia, caso você não se submeta à cirurgia
  • O médico pode recomendar a verificação do tamanho do aneurisma com um exame anual de ultrassom para ver se ele está aumentando
Normalmente, a cirurgia é recomendada para pacientes com aneurismas maiores do que 5,5 cm (2 polegadas) de diâmetro e aneurismas que estão aumentando rapidamente. O objetivo é realizar a cirurgia antes de desenvolver complicações ou sintomas.
Existem duas abordagens para a cirurgia:
  • Em um reparo tradicional (aberto), é feito um grande corte no abdome. O vaso anormal é substituído por um enxerto feito de material sintético, como Dacron
  • A outra abordagem é chamada enxerto de stent endovascular. Esse procedimento pode ser feito sem um grande corte no abdome para que sua melhora seja mais rápida. Raramente, o reparo endovascular é realizado para um aneurisma com vazamento ou hemorrágico

Evolução (prognóstico)

O resultado geralmente é bom se um cirurgião experiente reparar o aneurisma antes dele se romper. No entanto, menos de 40% dos pacientes sobrevivem a um aneurisma abdominal rompido.

Complicações

Quando um aneurisma da aorta abdominal se rompe, é uma emergência médica. A dissecção aórtica ocorre quando a parte mais profunda da artéria se abre e o sangue vaza através da parede da artéria. Isso geralmente ocorre na aorta dentro do tórax.
As complicações incluem:

Ligando para seu serviço de assistência médica

Vá para o pronto-socorro ou ligue para 192 se tiver dor persistente ou muito forte no abdome ou nas costas.

Prevenção

Para reduzir o risco de desenvolver aneurismas:
  • Mantenha uma dieta saudável para o coração, exercite-se, pare de fumar e reduza a tensão para ajudar a diminuir suas chances de ter uma artéria bloqueada novamente.
  • O médico pode prescrever um medicamento para ajudar a reduzir seu colesterol.
  • Se forem receitados a você medicamentos para pressão arterial ou diabetes, ingira-os conforme a orientação médica.
Homens acima de 65 anos que sempre fumaram devem realizar um exame de ultrassonografia.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário