Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pessoas humildes são mais solidárias, aponta estudo

De acordo com o estudo, na maioria dos casos, a decisão de uma pessoa em ajudar alguém é influenciada por situações temporárias ou pessoais, como se ela está com tempo, se há outras pessoas observando a situação, empatia momentânea ou angústia pessoal.

A pesquisa indica que a humildade é uma qualidade positiva com potenciais benefícios”, diz Wade Rowatt, autor do estudo. “Enquanto vários fatores parecem influenciar a decisão de uma pessoa em ajudar ou não o próximo, parece que as pessoas humildes, em média, são mais solidárias do que os indivíduos egoístas ou presunçosos”, diz.

Rowatt e sua equipe realizaram, então, uma série de testes onde foram medidos traços de personalidade de voluntários – estudantes da universidade. Em seguida, apresentaram aos participantes uma situação: um estudante havia supostamente quebrado a perna em um acidente e teria que ficar afastado das aulas. Cada participante foi questionado sobre quantas horas durante as próximos três semanas estaria disposto a reunir-se com o estudante ferido para fornecer ajuda. Aqueles que foram identificados como mais humildes ofereceram mais tempo para ajudar do que os identificados como menos humildes ou egoístas. Os resultados foram publicados no periódico The Journal of Positive Psychology.

Como cada estudante poderiam exagerar ou subestimar o quão prestativo eram, os pesquisadores criaram uma escala para medir humildade e controlaram os fatores que poderiam influenciar os voluntários.

“Nossa descoberta indica que a característica da humildade prevê utilidade”, conclui Rowatt. “Agora precisamos saber se a humildade pode ser cultivada e se ela é benéfico em outros contextos, tais como os avanços médicos e científicos ou de desenvolvimento de liderança.”

Fonte O que eu tenho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário