Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cuidados com as mochilas na volta às aulas

Preocupar-se com o peso da mochila e a maneira como ela é transportada é importante para evitar problemas de coluna

Na volta às aulas, a lista de material escolar é grande: livros, cadernos, agendas, estojos, entre outros. E todo este material vai dentro da mochila da criança ou adolescente, que deve tomar certos cuidados para que o peso não prejudique a saúde, pois os reflexos do mau uso das mochilas podem causar sérios problemas.

"Devemos nos atentar ao peso corporal da criança ou adolescente, modelo da mochila e seu peso. O peso da mochila não deve ultrapassar 10% do peso da pessoa. Por exemplo, se o peso corporal é de 30 quilos, a mochila deve ter até três quilos", explica Samantha Sanches, fisioterapeuta e diretora da Master Fisio.

Outra dica importante é sempre transportar a carga de maneira simétrica. Para isso, o modelo mais indicado é o de costas com duas alças, que não sobrecarrega as estruturas da coluna.

"Observamos uma grande incidência de queixas dos alunos quanto a dores nas diversas regiões da coluna, podendo evoluir para outros problemas estruturais onde a coluna poderá ter suas estruturas comprometidas pelo sobrepeso, desgastando-se num processo evolutivo e não regenerativo. Portanto, todo cuidado é pouco", complementa a fisioterapeuta.

Para Samantha, se preocupar com o peso da mochila e a maneira como ela é transportada já é um grande passo para que o futuro adulto não tenha problemas de coluna. "A mochila deve ser transportada bilateralmente, ou seja, nos dois ombros. Se houver dores, é preciso procurar um médico", conclui.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário