Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Oncologista: Troca de próteses pode 'esperar'

Especialista diz que é necessário uma avaliação com o cirurgião que fez o implante das próteses mamárias da marca PIP

O mastologisa e oncologista Cicero Urban enxerga um aspecto positivo na onda de casos de rupturas das próteses mamárias francesas da marca PIP: as mulheres agora estão mais interessadas em saber o que estão colocando em seu corpo.

Segundo ele, a histeria que ocorre em vários países por conta das próteses de silicone não se justifica, porque a substância, desde que não adulterada, é segura à saúde. O problema, diz Urban, é o uso de material de má qualidade, apenas por conta do critério preço.

Urban esclarece as dúvidas sobre próteses mamárias:

As próteses de silicone são perigosas?
O silicone não é o bandido. O perigo está na adulteração. Mas mesmo o silicone industrial, que não é o adequado, não causa câncer, nem doença neurológica. Causa uma reação inflamatória mais intensa.

Qual a urgência de quem tem prótese de procurar o médico?
Hoje parece que todas as mulheres que têm prótese têm medo. Não é preciso correr. Mesmo para quem tem uma prótese rompida e vai ter que fazer a cirurgia, essa não será uma cirurgia de urgência.

O problema não vai se agravar em questão de horas, dias ou semanas. O importante é que as pacientes façam a avaliação junto com o cirurgião. O ideal é uma ressonância magnética para ver como está a situação e decidir o que é melhor em cada um dos casos.

Com o que as mulheres devem se preocupar ao decidir fazer um implante?
As pacientes devem ser corresponsáveis, buscar muita informação sobre o que vão deixar implantar em seu corpo. E não definir apenas pelo mais barato.

Sem risco
De acordo com Cicero Urban, o silicone é seguro.

Produtos médicos
O silicone é usado em diversos produtos da área médica, inclusive em catéteres para fazer quimioterapia.

Adulteração
As próteses que apresentaram problemas foram adulteradas. Há suspeita de inclusão de produtos usados na produção de borracha e óleo, além de silicone industrial.

Ressonância magnética
O exame detecta rupturas com 95% de precisão.

Outras marcas
Quem tiver a PIP e quiser trocar pode usar uma das marcas aprovadas pela Anvisa.

Fonte Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário