Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Remédio para acne pode danificar a visão

A acne, espinhas e cravos são um problema de saúde que pode acontecer em qualquer faixa etária, mas têm maior prevalência na puberdade, já que estão relacionados aos hormônios sexuais que atingem picos na adolescência.
 
Neste período do ano tendem ao agravamento por causa do calor que estimula a produção das glândulas sebáceas da pele. Levantamento do Ministério da Saúde mostra que a doença atinge 80% dos brasileiros com idades entre 15 e 25 anos, e 40% precisam de tratamento medicamentoso.
 
Segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, este grupo deve ter acompanhamento oftalmológico simultâneo ao do dermatologista. Isso porque, um estudo da FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA, mostra que a isotretinoina, princípio ativo do medicamento mais utilizado no tratamento da acne severa, pode antecipar a catarata.
 
O especialista explica que isso acontece porque a isotretinoina aumenta a absorção da radiação ultravioleta (UV) pelo cristalino. Resultado: O risco de contrair catarata precocemente é 60% maior entre os jovens que usam o medicamento.
 
Redução da lágrima
Queiroz Neto afirma que uma recente pesquisa realizada em Israel com 15 mil jovens mostra que a isotretinoína também diminui a camada gordurosa da lágrima. Por isso, quem usa o medicamento tem maior evaporação da lágrima. Os principais sintomas são: olhos vermelhos, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada.
 
O especialista diz que além do desconforto, a menor lubrificação dos olhos predispõe à conjuntivite, inflamação da conjuntiva. Isso porque, a lágrima tem a função de proteger os olhos dos vírus e bactérias, causas mais frequentes da doença. Na viral o sinal diferenciador é a secreção aquosa enquanto na bacteriana a secreção é purulenta.
 
Mulheres têm mais predisposição à alergia
A diminuição da lágrima também pode desencadear quadros de alergia ocular, principalmente entre mulheres. "Além de estarem mais expostas a alérgenos como os cosméticos e maquiagem, têm maior predisposição porque os processos alérgicos são uma reação exacerbada do sistema imunológico e em toda mulher as células de defesa são mais ativas", afirma.
 
O efeito do remédio, ressalta, pode ser mais devastador entre elas. Isso porque, o tempo de ação dos medicamentos tende a ser menor no organismo feminino que pode precisar de uma dosagem maior para obter o mesmo efeito. Todos estes fatores facilitam o desenvolvimento do ceratocone, abaulamento da córnea que pode estar relacionado ao hábito de coçar os olhos, comum entre pessoas que têm alergia ocular, afirma.

Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário