Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Entenda a importância do diagnóstico precoce para o câncer de próstata

Visitas regulares ao urologista são essenciais no diagnóstico
 precoce da doença
Novembro é o mês dedicado ao combate e prevenção da doença
 
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2012, a doença atingiu mais de 60 mil homens no Brasil. O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC) alerta que é possível diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
 
— A melhor forma de detectar a doença logo no início é fazer os exames anuais, principalmente os homens com mais de 50 anos — explica o urologista Adriano Francisco Cardoso Pinto, chefe do Departamento de Urologia do IBCC.
 
Os sintomas na fase inicial são silenciosos e parecidos com o crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia e à noite. Já na fase avançada, pode provocar dor nos ossos, infecção generalizada e insuficiência renal.
 
Os exames mais usados para detectar o tumor são toque retal e o Antígeno Prostático Específico (PSA, na sigla em inglês). Nos casos de alguma alteração, o médico solicitará uma biopsia, que poderá ser guiada pela ultrassonografia e assim confirmar o diagnóstico.
 
O tratamento mais indicado para o câncer de próstata é a cirurgia radical (prostatectomia), com índice de cura de 96%. quimioterapia e/ou radioterapia também podem ser solicitadas pelo médico.
 
— É importante frisar que se o diagnostico de câncer de próstata for constatado precocemente, as chances de cura são altas, porque o tumor estará localizado dentro da próstata, ou seja, não terá se espalhado pelo corpo. Dessa forma, o tratamento é menos agressivo. Visitas regulares ao urologista são essenciais no diagnóstico precoce da doença — finaliza Cardoso.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário