Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Quase 850 milhões de pessoas ainda sofrem com a fome no mundo

Sudaneses procuram alimento em depósito de lixo. África Subsaariana abriga 24,8% das pessoas que passam fome, o índice mais alto do mundo.
Foto: UN Photo/Tim McKulka
Sudaneses procuram alimento em depósito de lixo. África
Subsaariana abriga 24,8% das pessoas que passam fome,
o índice mais alto do mundo
A novidade no relatório Estado da Insegurança Alimentar é a inclusão dos países desenvolvidos que sofrem com o desemprego
 
Relatório da ONU com base no biênio 2011/2013 sobre o "Estado da Insegurança Alimentar" mostra que 842 milhões de pessoas sofrem com fome crônica no mundo.
 
O documento afirma que o número de pessoas com fome nos países em desenvolvimento caiu 17% em mais de duas décadas, entre 1990 e 2013.
 
Segundo as agências da ONU envolvidas na organização do relatório, a maioria das pessoas com fome vive em países em desenvolvimento, mas 15,7 milhões estão em nações desenvolvidas.
 
Para o representante de políticas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Adoniram Sanches, esse fato tem chamado a atenção dos especialistas.
 
"Tradicionalmente, a metodologia não tratava de países desenvolvidos. Ela começou a ser tratada nesses dois últimos relatórios em decorrência do aumento do desemprego. Em muitos países, o acesso que as pessoas têm ao alimento é via salário. Então, como não há uma estabilidade de renda, começam a aparecer problemas no núcleo da família. Em Portugal este índice já atinge a casa dos 7%."
 
Objetivos do milênio
A FAO afirma que a meta de se reduzir à metade o número de pessoas com fome no mundo em 2015, não poderá ser cumprida, apesar de 22 países, incluindo o Brasil, terem atingido esta índice no ano passado.
 
Segundo o relatório, o constante crescimento econômico nos países em desenvolvimento melhorou os salários e o acesso à comida. Além disso, o aumento da produção agrícola melhorou também a disponibilidade de alimentos.
 
As maiores reduções aconteceram na América Latina e no sudeste e leste da Ásia. Apesar do progresso mundial, a região da África Subsaariana registrou um avanço muito pequeno. A região abriga 24,8% das pessoas que passam fome, o índice mais alto do mundo.
 
Isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário