
A campanha foi lançada nesta quinta-feira, em Salvador, com o slogan
"De Soweto a Salvador", para fazer um elo histórico e cultural entre o Brasil e
a África do Sul, país-sede da última Copa, quando o Unaids também fez campanha.
Atualmente, estima-se que mais de 35,3 milhões de pessoas tenham HIV em todo o
mundo. No Brasil, são aproximadamente 718 mil.
“Cerca de 4,6 milhões de jovens entre 15 e 24 anos de idade vivem hoje com o
HIV, vários deles não têm acesso ao tratamento, ou sequer conhecem o seu estado
sorológico. O diagnóstico e o tratamento precoce são fundamentais para salvar
essas vidas”, disse o assessor sênior do diretor executivo do Unaids no Brasil,
Djibril Diallo.
De acordo com a organização, a associação entre o vírus e o futebol feita
pela campanha tem como meta chegar ao público jovem, grupo vulnerável à
contaminação.
“Proteja o gol é uma campanha que vai tocar o público jovem para falar de
aids e sexualidade sem tabu e de forma positiva”, explicou a coordenadora do
Unaids no Brasil, Georgiana Braga Orillard.
Por meio do Ministério da Saúde, a campanha irá oferecer testes rápidos e
aconselhamento em unidades móveis nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Entre as
ações previstas também estão a distribuição de cerca de 2 milhões de
preservativos no próximo ano, o engajamento de esportistas na campanha e
atividades artísticas.
Agência Brasil
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