O ácido úrico é o resultado da quebra das moléculas de purina, feita por uma enzima chamada xantina oxidase.
A purina é uma proteína encontrada em muitos alimentos e também em algumas bebidas alcoólicas – na cerveja, por exemplo, há uma grande quantidade de purina. Além da bebida e das proteínas, o estresse físico, o uso de anti-inflamatórios e o uso de diuréticos são mais três fatores que podem desencadear o problema.
Grande parte da purina, depois de consumida, e transformada em ácido úrico, é eliminada pelos rins, pela bile e pelo intestino. O nível de ácido úrico no sangue sobe ou pelo aumento da produção, ou pela pouca eliminação pela urina ou por interferência de medicamentos.
O alto nível de ácido úrico forma pequenos cristais de urato de sódio nas articulações, o que causa dor e inflamação. Mãos, pés, joelhos e tornozelos são, geralmente, os mais afetados. O ácido úrico em excesso pode trazer problemas renais, inclusive pedras nos rins, e problemas cardiovasculares.
Algumas dicas para controlar o excesso de ácido úrico no sangue são:
- Exclua do cardápio carnes como bacon, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
- Peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, marisco, ostra e camarão também devem ser evitados para controlar o ácido úrico.
- Não beba nada de origem alcoólica.
- Dê preferência aos alimentos in natura e procure manter uma dieta equilibrada e rica em frutas, verduras e legumes.
- Evite ao máximo produtos industrializados.
- Beba bastante água para conseguir eliminar o ácido úrico.
- O consumo de leite, chá, café, chocolate, queijo magro, ovo cozido, cereais, macarrão, fubá, arroz e frutas estão liberados.
Antes de qualquer atitude, procure um médico para o diagnóstico preciso e siga o tratamento corretamente.
Universo Jatobá
Nenhum comentário:
Postar um comentário