Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Adesivo de microagulhas facilita diagnóstico da tuberculose

Adesivo de microagulhas sendo testado em pele humana
Foto: Marco Rolandi/UW
Adesivo de microagulhas sendo testado em pele humana
Testes atuais utilizam agulhas hipodérmicas que podem penetrar na pele de forma errada e comprometer o resultado
 
Equipe liderada por engenheiros da Universidade de Washington, nos EUA, criou um adesivo com microagulhas biodegradáveis que podem penetrar na pele e realizar um teste de tuberculose de forma menos invasiva.
 
A cada ano, milhões de pessoas nos Estados Unidos fazem um teste de tuberculose na pele para ver se ainda têm a infecção que afeta um terço da população do mundo.
 
No entanto, o teste de diagnóstico padrão é difícil, porque uma agulha hipodérmica deve ser inserida em um ângulo e profundidade precisos.
 
Os resultados forma publicados na revista Advanced Healthcare Materials.

Comparação entre teste de tuberculose com microagulhas e teste tradicional com agulha hipodérmica. Imagens menores mostram problemas com a profundidade da agulha que pode ocorrer no teste convencional
Comparação entre teste de tuberculose com microagulhas e
teste tradicional com agulha hipodérmica. Imagens menores
 mostram problemas com a profundidade da agulha que pode
ocorrer no teste convencional
 
"Com um teste de microagulhas há pouco espaço para erro do usuário, porque a profundidade de entrega é determinada pelo comprimento de agulhas ao invés do ângulo de inserção de agulha. Este teste é eficiente e mais fácil de ser administrado do que o tradicional teste de pele com uma agulha hipodérmica", afirma o autor sênior Marco Rolandi.
 
Os investigadores testaram o adesivo em cobaias e descobriram que, após as microagulhas serem inseridas utilizando o adesivo, a reação da pele associada com uma infecção por tuberculose era a mesma que quando se utiliza o teste de agulha hipodérmica normal.
 
"É como colocar um curativo. Contanto que o adesivo seja aplicado sobre a pele, o teste é sempre entregue na mesma profundidade debaixo da pele", destaca Rolandi.
 
Segundo os pesquisadores, com o teste padrão, se uma agulha hipodérmica é inserida no ângulo errado, a solução para verificar a tuberculose é injetada de forma muito profunda ou muito rasa na pele, e o teste falhará.
 
A equipe pretende, agora, continuar a desenvolver o teste de tuberculose com microagulhas e planeja testá-lo em seres humanos. Eles também esperam desenvolver diferentes testes de diagnóstico usando microagulhas, incluindo testes de alergia.
 
isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário