Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Anvisa libera por 12 meses uso de extratos de café e alcaçuz no fumo

A menos de um mês para a entrada em vigor da norma que baniu dos cigarros aditivos como mentol e cravo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma lista de 121 substâncias autorizadas por um ano, até a conclusão de uma nova avaliação.
 
Constam na lista, por exemplo, extratos de café, ameixa seca, figo, mate, alcaçuz e mimosa; óleos de camomila, rosa, endro, patchouli e sândalo amarelo; e substâncias como maltol, ácido cítrico e benzoato de benzila.
 
Em março 2012, a agência vetou o uso de aditivos ao fumo de forma geral. A regra passa a valer em setembro para a indústria, mas produtos em estoque podem ser comercializados até março de 2014.
 
Em julho deste ano, atendendo a parte de um pedido da indústria de fumo, a Anvisa autorizou o uso temporário de uma lista de substâncias que não dão sabor característico ao cigarro --como mentol e cravo, que continuam vetados. Durante um ano, essa lista será estudada por uma comissão independente. E, ao final do prazo, a Anvisa dará novo parecer sobre as 121 substâncias.
 
A decisão da diretoria Anvisa não foi unânime e contrariou o parecer da área técnica da agência, que opinou pelo veto integral à lista, pois as substâncias poderiam atuar no cigarro de diferentes formas para melhorar sua palatabilidade e atratividade.
 
Segundo disseram dois diretores da Anvisa à Folha, as substâncias autorizadas temporariamente estavam, sim, vetadas pela decisão de março de 2012. A norma previa, no entanto, que a liberação de grupos de aditivos poderia ser analisada pela agência desde que a pedido --o que foi feito pela indústria.
 
Folhaonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário