Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Coquetel de bactérias elimina patógeno causador de infecções hospitalares graves

Testes com ratos mostram que mistura de seis espécies de bactérias suprime C. difficile e reduz uso excessivo de antibióticos
 
Cientistas do Reino Unido desenvolveram um coquetel de bactérias capaz de eliminar infecções causadas pelo patógeno Clostridium difficile. O trabalho deve ter um impacto significativo no controle e no tratamento de infecções hospitalares graves no futuro.
 
O líder da pesquisa Trevor Lawley e seus colegas do Wellcome Trust Sanger Institute analisaram uma estirpe de C. difficile, conhecida como O27, que estabelece uma infecção persistente e contagiosa que é muito difícil de tratar com antibióticos.
 
C. difficile pode causar inchaço, diarreia, dor abdominal e é um fator que contribuiu para mais de 2 mil mortes no Reino Unido em 2011. A bactéria vive naturalmente no corpo de algumas pessoas onde outras bactérias intestinais suprimem e evitam sua propagação. Se uma pessoa é tratada com antibiótico, as bactérias naturais do corpo podem ser destruídas e o intestino pode se tornar invadida por C. difficile. A cepa agressiva de C. diff analisada no estudo tem sido responsável por epidemias na Europa, América do Norte e Austrália.
 
Utilizando modelos de ratos, os pesquisadores descobriram seis bactérias naturais que eliminam esta estirpe altamente contagiosa de C. diff. Três das bactérias não haviam sido descritas antes.
 
"Tratamos camundongos infectados com esta forma persistente de C. diff com uma série de antibióticos, mas eles sempre recaíram a um alto nível de contágio. Em seguida, tentamos tratar os animais com transplante fecal, fezes homogeneizadas a partir de um rato saudável contendo as bactérias. Esta abordagem suprimiu a doença rapidamente e de forma eficaz, sem recorrência, na grande maioria dos casos", afirma Lawley.
 
Segundo os pesquisadores, a combinação de seis espécies de bactérias suprimiu de forma eficaz C. difficile em camundongos, restaurando a diversidade bacteriana do intestino. "Nossos resultados abrem o caminho para reduzir o uso excessivo de tratamento antibiótico e aproveitar o potencial natural de comunidades microbianas para o tratamento de infecção por C. difficile e outras doenças potencialmente associadas aos desequilíbrios microbianos", concluem os autores.

 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário