Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Saiba o que perguntar ao médico quando ele receita um antibiótico

Prescrição inadequada pode gerar efeitos colaterais fortes e de longo prazo
 
Antibióticos são medicamentos importantes, que restabelecem a saúde e salvam vidas. Mas, como qualquer remédio, eles podem causar efeitos colaterais indesejados e extremamente sérios, alguns dos quais podem surgir somente após o tratamento de milhares de pacientes.
 
Esse é o caso de uma importante classe de antibióticos conhecidos como fluoroquinolonas. Os mais conhecidos são o Cipro (ciprofloxacina), o Levaquin (levofloxacina) e o Avelox (moxifloxacina). Em 2010, o Levaquin era o antibiótico mais vendido dos Estados Unidos. Mas, no ano passado, ele também foi alvo de mais de 2 mil processos de pacientes que sofreram reações severas após se submeterem ao tratamento.
 
Parte do problema ocorre pelo fato de que as fluroquinolonas são prescritas de forma inapropriada. Em vez de serem utilizados apenas para combater infecções bacterianas sérias e que colocam a vida do paciente em risco, como uma pneumonia hospitalar, esses antibióticos são prescritos com frequência para combater sinusites, bronquites e outras doenças que poderiam sarar sozinhas.
 
Em entrevista, a epidemiologista farmacológica Mahyar Etminan, da Universidade de Columbia Britânica, afirmou que os medicamentos eram utilizados em excesso "por médicos preguiçosos que querem matar moscas com submetralhadoras".
 
Etminan realizou um estudo, publicado em abril no The Journal of the American Medical Association, mostrando que o risco de sofrer um descolamento de retina era cinco vezes maior entre usuários de fluoroquinolonas, comparando-se com o restante da população.
 
Usuários de fluoroquinolonas como Lloyd Balch, 33 anos, gestor de websites no City College de Nova York, sofreram com sintomas colaterais. Em uma entrevista, Balch afirmou que estava saudável até o dia 20 de abril, quando uma febre seguida de tosse o levou ao médico. Este não ouviu nada de estranho pelo estetoscópio, mas, ainda assim, receitou Levaquin após um Raio X indicar uma pequena pneumonia. O paciente conhecia os problemas com o Levaquin e perguntou se havia chance de tomar outro antibiótico, mas foi informado de que aquele seria o medicamento recomendado.
 
Paciente sofreu bastante
Depois de apenas uma dose, Lloyd Balch passou a sentir dor e fraqueza generalizada. Ele ligou para o laboratório e comunicou a reação adversa, mas foi informado de que deveria tomar a próxima dose. Mas a pílula seguinte causou dores nas juntas e problemas de visão.
 
Os sintomas também incluíam olhos, boca e pele ressecados, zumbidos nos ouvidos, uma tremedeira incontrolável, queimação nos olhos e pés, palpitações e espasmos musculares nas costas e em torno dos olhos. Ainda que a reação de Balch não seja comum, médicos que estudaram os efeitos colaterais das fluoroquinolonas afirmam que outros pacientes sofreram sintomas similares.
 
Os problemas continuaram três meses e meio depois, e poderia demorar um ano até que os sintomas diminuíssem.
 
Reações adversas podem ser generalizadas
Diretrizes da Sociedade Americana de Medicina Torácica afirmam que as fluoroquinolonas não deveriam ser utilizadas como tratamento primário para pneumonias comuns: o órgão recomenda antes o uso de doxiciclina, ou de um macrólido.
 
Reações adversas a fluoroquinolonas podem ocorrer em quase qualquer parte do corpo. Além dos ocasionais efeitos colaterais nos sistemas renal, visual e musculoesquelético, em raras ocasiões o medicamento pode causar danos graves ao sistema nervoso central, ao coração, fígado e pele, ao sistema gastrintestinal, à audição e ao metabolismo do açúcar no sangue.
 
O aumento no uso desse tipo de medicamento também causou o aumento de duas infecções sérias e difíceis de tratar: cepas resistentes de Staphylococcus aureus (conhecido como MRSA) e diarreias graves, causadas por Clostridium difficile.
 
Faltam estudos de longo prazo
Ninguém sabe ao certo com que frequência reações adversas sérias podem acontecer. Acredita-se que o sistema da Administração de Alimentos e Medicamentos americana (FDA) que relata efeitos adversos documente apenas 10% deles.
 
Complicando ainda mais o problema há o fato de que, diferentemente do descolamento de retina, que foi relacionado ao uso recente de fluoroquinolonas, os efeitos adversos podem surgir depois de semanas ou meses do final do tratamento. Até o momento, nenhum estudo de longo prazo foi realizado entre ex-usuários desses tipos de antibióticos.
 
Cerca de meia dúzia de fluoroquinolonas foram tiradas do mercado em função dos riscos de efeitos adversos. Os medicamentos restantes são extremamente positivos, mas apenas quando utilizados da forma correta.
 
Saiba o que perguntar quando o médico prescreve um antibiótico:
— O medicamento é necessário?
 
— Quais são os principais efeitos adversos?
 
— Há alternativas eficazes?
 
— Quando a doença estará curada?
 
— O que fazer se acontecer algo inesperado ou a recuperação for demorada?
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário