Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Proteína necessária para lactação suprime metástase do câncer de mama

Pesquisa fornece novos caminhos para melhorar tratamento e diagnóstico da doença e de outros cânceres
 
Cientistas da Universidade de Buffalo, nos EUA, descobriram que uma proteína necessária para a lactação em mamíferos é capaz de suprimir tumores e metástases no câncer de mama.
 
Resultados fornecem novos caminhos para melhorar o tratamento e o diagnóstico da doença e, possivelmente, câncer de outros órgãos também.
 
"Este é o primeiro relatório a confirmar que essa proteína, chamada Elf5, age como supressor de tumor no câncer de mama", afirma o autor da pesquisa Satrajit Sinha.
 
Em circunstâncias normais, Elf5 é um fator de transcrição que controla os genes que permitem a produção de leite. Mas quando os pesquisadores usaram camundongos em que Elf5 foi removido, eles encontraram mais do que apenas uma incapacidade de produzir leite. Eles descobriram que as células epiteliais das glândulas mamárias também se tornaram mais mesenquimais, ou seja, mais como células estaminais, um anúncio precoce do câncer.
 
"Nós descobrimos que quando os níveis de Elf5 estão baixos ou são inexistentes, as células epiteliais tornam-se mais como células-tronco, transformando-se em células mesenquimais, mudando sua forma e aparência e migrando para outras partes do corpo. É assim que o câncer se espalha", explica Sinha.
 
Segundo os pesquisadores, Elf5 mantém as células normais da mama em sua forma atual e restringe sua circulação. Eles notaram que a proteína consegue isso suprimindo a transição epitelial-mesenquimal diretamente por meio da repressão da transcrição do Snail2, um regulador de células-tronco mamárias.
 
Elf5 mantém Snail2 reprimido, mas uma vez que eliminamos Elf5, então não há nada para reprimir a ação do regulados de células-tronco.
 
"Parece que a perda de Elf5 é um evento inicial do câncer de mama, por isso também pode ser uma importante ferramenta de diagnóstico. Nós queremos saber, como a perda de Elf5 ocorre e poderíamos usar essa falta como uma ferramenta de diagnóstico confiável", afirma Sinha.
 
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário