Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 26 de outubro de 2012

RS: Telessaúde atinge dez mil teleconsultorias e será expandido a todo Estado

Número reflete o potencial de abrangência do programa. Para o próximo ano, a previsão é de expandir de 127 para 423 municípios
 
O TelessaúdeRS (Núcleo de Telessaúde Técnico Científico do Rio Grande do Sul), projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pertencente ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, alcançou o marco histórico de dez mil solicitações de teleconsultorias por profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) dos 127 municípios integrantes do mesmo e será expandido a todo o Estado.
 
De acordo com o professor de Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina (FAMED-UFRGS), Erno Harzheim, coordenador geral do TelessaúdeRS, o marco representa o avanço e aceitação do programa junto aos profissionais de saúde que utilizam esse serviço. “As dez mil solicitações refletem o potencial de abrangência do programa. Estamos prevendo para este e para o próximo ano uma expansão para todos os municípios do estado que possuem ESF, aumentando de 127 para 423 municípios”, garante Harzheim. Ainda, segundo ele, caso mais municípios comecem a possuir a ESF, passarão a ser atendidos também pelo TelessaúdeRS.
 
Através do programa já foi possível realizar teleconsultorias nas mais diversas especialidades da área da saúde, além de webpalestras e cursos. Das dez mil teleconsultorias solicitadas, 94% foram respondidas, com índice de 95% de satisfação dos solicitantes. A cada duas teleconsultorias solicitadas por um médico, em uma é evitado o encaminhamento dos pacientes para outro serviço de saúde da rede assistencial, evitando deslocamentos e gastos.
 
Cinco anos do TelessaúdeRS
Em 2007 foi instituído o Programa Nacional de Telessaúde com o foco de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde, visando também mudanças de práticas de trabalho que resultassem na melhor qualidade da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). A estruturação do Projeto Piloto de Telessaúde no Brasil foi realizada pelo Ministério da Saúde (MS) por meio da Secretaria da Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e pelo Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES). Tanto a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS) quanto o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do RS (COSEMS-RS) foram apoiadores do programa desde o início.
 
Em 2011, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção Saúde (DAB/SAS) do Ministério da Saúde foram responsáveis pela expansão do programa nacionalmente. No ano seguinte, o TelessaúdeRS, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da UFRGS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, realizou a assinatura do convênio com a SES/RS para expansão do projeto em todos os municípios que possuem ESF.
 
Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário