Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Paulistanos testam saúde do pulmão em mutirão no metrô

Eduardo EnomotoMoradores da cidade de São Paulo que passaram pela estação Brás tiveram a chance de realizar gratuitamente um teste para avaliar a saúde dos pulmões

O mutirão aconteceu nesta quarta-feira (27), Dia Mundial da Espirometria, e foi organizado pela Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.

Das 8h as 16h, os habitantes de São Paulo e região fizeram um exame rápido e indolor que avalia a função pulmonar e é utilizado para diagnosticar doenças.

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), é considerada um grande problema de saúde pública; afeta cerca de sete milhões de brasileiros e mata 33 mil pessoas por ano.

A DPOC é uma doença pulmonar progressiva, que se manifesta por cansaço, tosse e falta de ar, geralmente em adultos fumantes com mais de 40 anos. Com o tempo, até mesmo mínimos esforços cotidianos, como subir um lance de escada ou tomar banho, tornam-se difíceis para o portador da doença.

A OMS prevê que a DPOC se tornará a terceira maior causa de morte no mundo até 2030, perdendo apenas para o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença isquêmica do coração. No Brasil, a DPOC acomete 8 milhões de pessoas e mata 33 mil indivíduos. Ela deve se tornar a terceira causa de morte até 2030, segundo o DATASUS.

A iniciativa celebrou o Dia Mundial da Espirometria, data idealizada pelo Forum of International Respiratory Societies (FIRS), em colaboração com a European Lung Foundation (ELF), sociedades médicas internacionais que atuam na área respiratória para promover a atenção sobre as doenças pulmonares.

A pneumologista Dra. Mônica Corso Pereira, presidente da SPPT, disse que a intenção do mutirão é concientizar a população e alertar para a relevância destas enfermidades dentro da saúde da população, até mesmo sobre o impacto socioeconômico.

Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário