Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de junho de 2012

Exame de sangue pós-cirurgia pode prever risco de infarto

Taxa de mortalidade de infartos relacionados a operações chega a 14%

Um estudo publicado no Journal of the American Association pode mudar a maneira como a evolução clínica de pacientes recém-operados é conduzida. Após o acompanhamento de 15 mil pacientes de diferentes países, inclusive do Brasil, pesquisadores descobriram que um exame de sangue simples pode apontar quais indivíduos precisam de cuidados especiais com o coração.

Segundo o diretor do projeto, cirurgias de impacto, como ortopédicas e urológicas, são um verdadeiro teste de esforço, já que há aumento dos níveis de adrenalina e maior tendência de o sangue coagular. Ele aponta que o infarto que ocorre nas primeiras horas após a cirurgia é mais grave do que os que acontecem em outras situações. A taxa de mortalidade decorrente de infartos não relacionados a operações é de 8%, enquanto a taxa relacionada a intervenções cirúrgicas chega a 14%.

A explicação é o fato de o paciente estar sedado ou tomando analgésicos, o que pode mascarar os sinais típicos do infarto, como dor no peito. Entretanto, se os pacientes forem submetidos ao exame, os médicos conseguem identificar uma enzima, chamada troponina-T, liberada na corrente sanguínea em caso de infarto ou outro problema cardíaco. O teste é já é usado para diagnóstico, mas não para acompanhamento do paciente.

Os pesquisadores chegaram à conclusão de que 25% dos pacientes considerados de baixo risco, com boa evolução pós-operatória, apresentavam altos níveis de troponina-T. Isso mostra que os médicos não estariam preparados para eventuais complicações. O estudo aponta ainda que apenas a avaliação do histórico familiar do operado nem sempre é um bom indicador dos riscos a que o paciente está exposto e que a adoção da prática poderia salvar milhares de vidas.

Adote essas medidas para proteger a saúde do coração

O Ministério da Saúde estima que 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, tornando-se a primeira causa de morte entre a população brasileira. A doença mata por ano, 7.6 milhões de pessoas no mundo todo, devido às suas complicações como AVC, infarto, entre outras. A seguir, confira maneiras de proteger esse órgão vital.

Combata o estresse
O colesterol alto, que causa a hipertensão e obstrui as artérias do coração, é um dos efeitos do excesso de estresse. Cada vez que você fica ansioso, a quantidade de radicais livres que passam a circular no seu organismo aumenta. Com a ansiedade, a presença dos radicais livres no organismo aumenta, podendo gerar o agravamento de problemas cardíacos.

Prefira os óleos vegetais
Na luta para abaixar os níveis de colesterol, em vez de apenas restringir o consumo dos tradicionais vilões do coração (como as gorduras saturadas), você pode recorrer à ajuda de alguns mocinhos. O óleo de canola e o azeite de oliva são bons exemplos de alimentos que você deve incluir na dieta. Já os óleos vegetais ricos em gorduras poli-insaturadas, como o de soja, girassol e milho, aumentam os níveis de HDL, considerado como bom colesterol.

Maneire nas carnes
Principalmente a carne vermelha apresenta uma quantidade maior de colesterol. Ainda mais se conter capas generosas de gordura. O fato de as carnes vermelhas oferecerem mais colesterol, no entanto, não faz com que os outros tipos de carnes possam ser consumidos à vontade. Uma dica: 100 gramas de contrafilé grelhado com gordura contêm 144 mg de colesterol. Sem a gordura, a quantidade diminui para 102 mg.

Até o açúcar?
Isso mesmo. Um estudo publicado no Journal of American Medical Association sugere que, assim como uma dieta rica em gordura pode aumentar os níveis de triglicerídeos e colesterol, a ingestão de açúcar também pode afetar as taxas de lipídios. Os pesquisadores descobriram que pessoas que consumiam mais açúcar tinham maior propensão de ter uma doença cardiovascular.

Fonte Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário