Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Infecção generalizada é principal causa de morte em UTIs no país

Sepse pode começar em um único órgão e comprometer o funcionamento do organismo

Mais conhecida como infecção generalizada, a sepse é um conjunto de manifestações graves produzidas por uma infecção que pode começar em um único órgão.

O organismo responde com uma inflamação e as toxinas liberadas pelo sistema imunológico para tentar combater o agente infeccioso comprometem o funcionamento de órgãos vitais.

A forma mais grave da sepse é o choque séptico, que pode levar a problemas circulatórios, queda na pressão arterial, dificuldade de respiração, entre outros. Por isso, muitos pacientes não resistem e morrem.

No Brasil, a doença é a principal causa de morte nas UTIs. Segundo dados do Ilas (Instituto latino-americano de Sepse), quase 60% dos brasileiros que adquirem sepse acabam morrendo - índice muito superior à média mundial de 30%.

O diagnóstico precoce é crucial para a recuperação. Cada hora de atraso no início do antibiótico reduz as chances de sobrevivência em 8%. Se a demora ultrapassar seis horas, o risco de morrer se multiplica por dez.

Fonte Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário