Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Chá de hibisco ajuda a turbinar o emagrecimento

Chá de hibisco: estimula a queima de gordura
corporal e combate a retenção de líquido
A bebida, que também pode ser tomada gelada, ajuda a combater as gordurinhas extras para você chegar em forma no verão

O chá de hibisco, facilmente encontrado nas lojas de produtos naturais, é fonte de antocianinas e vitamina C e tem alto poder antioxidante.

“Por isso tem efeito preventivo contra o câncer, envelhecimento precoce e doenças cardiovasculares. Também fortalece os ossos por conter cálcio e auxilia na redução do colesterol e da glicose”, diz a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde.

Mas às vésperas do verão, para quem procura ajuda extra para perder peso, ele se mostra ainda mais poderoso.

“O chá de hibisco é termogênico. Ou seja, estimula a queima de gordura corporal e auxilia no emagrecimento. E mais: combate a retenção de líquido e contém enzimas e mucilagens (um tipo de fibra) que facilitam a digestão e regularizam o funcionamento do intestino”, completa Bruna. Junto com o chá verde, o chá de hibisco forma uma dupla dinâmica para "derreter" as gordurinhas.

“Essas bebidas são coadjuvantes no emagrecimento e podem ser utilizadas em conjunto. No entanto, para a eficácia no tratamento da redução de peso, é fundamental completar com mudanças na alimentação e praticar exercícios regularmente”, reforça a nutricionista Adriana Ávila, da Clínica Vitay, de São Paulo.

Chá de hibisco também pode ser
tomado gelado e é uma pedida
refrescante para os dias de verão
De cor vermelha e sabor suave de framboesa, ele pode ser consumido quente ou frio, sem alteração na eficácia. A sugestão de consumo é de três a quatro xícaras ao dia.

“Para preparar 1 litro de chá, acrescente 2 colheres (sopa) cheias do hibisco seco (das folhas e dos botões da espécie Hibiscus sabdariffa) ou dois sachês do chá de hibisco em um litro de água. Aqueça a água, sem deixar ferver, e apague o fogo. Adicione o hibisco, tampe e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e tome ao longo do dia. Só não reaqueça o chá, para que suas propriedades não se percam”, ensina Adriana.

Um detalhe importante: como o hibisco tem efeito diurético e aumenta a eliminação de urina, é preciso observar a ocorrência de câimbras, pela perda de potássio.

“Se isso acontecer, reforce a alimentação com banana, laranja, melão ou outras frutas cruas, verduras e legumes crus, feijões (grão e caldo)”, alerta Adriana. A flor pode ser consumida ainda em forma de suco, geleia, sagu, chutney, molho de pimenta com hibisco e suas folhas saboreadas como verdura.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário