Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Hospital Universitário implanta módulo de gestão do MEC

Sistema adotado pelo MEC em todos os hospitais universitários do país e que tem o objetivo de revolucionar o programa de armazenamento de dados destas instituições

O Hospital Universitário da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) acaba de implantar mais um módulo do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários), sistema adotado pelo MEC em todos os hospitais universitários do país e que promete revolucionar o sistema de armazenamento de dados destas instituições. Na semana passada, uma equipe do Hospital de Clínicas de Porto Alegre esteve em Dourados para a implantação do novo sistema no ambulatório, setor responsável pelas consultas de especialidades.

De acordo com Helcio de Brito Lima, coordenador do ambulatório do HU/UFGD, a implantação do AGHU no setor irá promover melhor controle dos pacientes atendidos e maior organização das consultas agendadas pela rede, além de garantir melhorias para médicos e pacientes na realização das consultas. Ele diz que para o médico o novo sistema é mais ágil, porque todas as informações do paciente ficarão disponíveis no programa. Já para o paciente, haverá redução no tempo de espera pelo atendimento no dia da consulta, destaca, ao citar que o sistema informatizado representa a eliminação do serviço manual. Segundo ele, o novo sistema já está disponível para os médicos desde a semana passada.

O ambulatório é o terceiro setor do HU/UFGD a receber o novo modelo de gestão informatizado. O AGHU também já foi implantado no setor administrativo e SAME (Serviço de Arquivo Médico), o que já reflete positivamente na gestão dos leitos. A previsão é que módulos do AGHU também sejam implantados na gestão de sinais vitais, exames e faturamento.

Para implantação do novo sistema, estiveram em Dourados seis servidores do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sendo eles: Denis Fangluz, consultor de projetos do AGHU; Anderson Capra, médico; Giovani Souza e Angela Gomes Pinheiro, da coordenação administrativa de ambulatório; Fred Fink, coordenador de tecnologia da informação e Filipe Hoffmeifder, do setor de desenvolvimento de projetos. Do HU/UFGD, além do coordenador do ambulatório, Helcio de Brito Lima, participaram e colaboraram também os servidores Roseli Azambuja, Marcos Lourenção e Deise Pinheiro Vieira.

AGHU
O desenvolvimento do AGHU (Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários) é um projeto do Ministério da Educação que objetiva padronizar práticas assistenciais e administrativas em todos os 46 hospitais universitários de sua rede. A utilização do AGHU vai proporcionar que os hospitais aprimorem seus processos de atendimento, estendendo aos pacientes de todo o país inúmeras facilidades, como o prontuário eletrônico e todos os benefícios a ele relacionados. Além disso, com o AGHU o MEC passará a dispor de indicadores padronizados entre todos os integrantes da rede, o que facilitará a implantação de melhorias e a divulgação transparente de dados para o público.

Para desenvolver este trabalho, o MEC utiliza como base o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), levando em conta o sucesso de seu modelo de gestão e a disponibilidade do sistema de Aplicativos para Gestão Hospitalar desenvolvido pela instituição. No HU da UFGD, o processo de implantação do AGHU começou há um ano.

O diretor-geral do HU/UFGD, Wedson Desidério Fernandes, destaca que o AGHU é um modelo para modernização do HU, que terá como principal conseqüência a agilidade de todos os processos do hospital, além de grande economia com impressões. “Este processo ainda está no início, mas certamente é uma boa referência para o HU/UFGD pelo fato de sermos pioneiros na implantação deste modelo. Ficamos lisonjeados”, afirma, ao destacar que o novo modelo de gestão inclui mais de 50 módulos, que estão sendo desenvolvidos há quase 30 anos.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário