Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Exames: Fundoscopia

O que é
Exame que utiliza luz e lentes de aumento para avaliar as estruturas do fundo do olho, ou seja, vasos, retina e nervo óptico em área central.

Para que serve
Embora seja considerada pouco detalhada, esta avaliação é capaz de detectar alterações do nervo óptico, lesões da área central da retina e alterações relacionadas a doenças sistêmicas como hipertensão e diabetes.

Como é feito
Um feixe de luz é projetado na pupila, para visualizar o fundo do olho. Cada olho é examinado individualmente. O exame leva de três a cinco minutos. A luminosidade pode causar desconforto e prejudicar a colaboração, no caso de crianças, idosos ou pessoas pouco colaborativas.

Preparo
Não há preparo prévio. O exame pode ser realizado com o paciente sentado, sem utilização de colírios para dilatar a pupila.

Valores de referência
O padrão de normalidade é a descrição qualitativa de um fundo de olho normal: nervo óptico róseo, de limites bem definidos, área macular brilhante, fina, de coloração homogênea, e vasos de limites nítidos, com calibre homogêneo.

Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário