Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Heterossexuais representam mais de 80% dos casos de Aids em Campo Grande

Números apontam que de 2002 a abril de 2012 foram realizadas 1.982 notificações com 563 mortes da doença na capital

Estimativa da Secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul mostram que em Campo Grande, capital do estado, cerca de 10 mil pessoas estão vivendo com a Aids, sendo que mais de 80% são heterossexuais. Os dados foram apresentados nesta semana equipe médica do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Números apontam que de 2002 a abril de 2012 foram realizadas 1.982 notificações e neste mesmo período, 563 mortes. Neste ano, de janeiro até abril foram notificados 57 novos casos positivos para o HIV e notificadas 14 mortes em função de complicações da Aids na capital.

Para ajudar na prevenção de novos casos, a partir desta semana, o CTA passou a contar com uma nova sede. A unidade passa a atender com maior privacidade quem procura orientação, encaminhamento e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo informou o secretário Municipal de Saúde, Leandro Mazina, o centro vai atuar com uma equipe de profissionais qualificada composta por médicos, enfermeiros e técnicos, psicólogos e servidores administrativos. " O novo espaço, além de conforto, permitirá aos usuários acesso facilitado aos serviços de testagem do HIV e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a sífilis" , comentou. No local não será feito o tratamento da Aids, os pacientes são encaminhados aos centros de referência: o Hospital Dia do unidade de saúde da Nova Bahia e o Hospital Universitário.

Nesta unidade será feita testagem para o HIV, sífilis, hepatites e outras DST de forma gratuita e segura, sem a necessidade de agendamento. O teste do HIV/Aids é sigiloso, somente a pessoa que faz o teste tem acesso ao resultado.

O gerente administrativo do CTA, Gustavo Maidana, ressaltou que além das ações de diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, o trabalho será focado na prevenção. Para isso, o serviço contará com uma equipe denominada " CTA Itinerante" , com a visita em empresas, escolas, assentamentos e outros locais para realizar o teste em pessoas com dificuldades de ir até a unidade de saúde. A estimativa é de que o local continue atendendo uma média de 60 pessoas por mês.

O CTA já está atendendo na nova sede, das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas. O teste pode ser realizado gratuitamente sem a necessidade de agendamento ou encaminhamento.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário