Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Paraná promove Agosto Azul para conscientizar sobre a saúde do homem

Primeiro ano da mobilização seguirá os moldes do Outubro Rosa, que promove mundialmente ações preventivas do câncer de mama

Com o objetico de alertar a população masculina para a manutenção de hábitos saudáveis, o governo do estado do Paraná instituiu o " Agosto Azul" mês dedicado a fortalecer as ações de prevenção e promoção à saúde do homem. Este será o primeiro ano da mobilização do Agosto Azul e seguirá os moldes do Outubro Rosa, que promove mundialmente ações preventivas do câncer de mama.

Segundo o secretário de Saúde, Michele Caputo Neto, " o objetivo é fomentar uma mudança cultural, fazendo com que o homem tenha menos resistência em procurar um médico e passe a verificar com mais frequência suas condições de saúde" .

Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatites estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar doenças ainda em seus estágios primários. " O problema é que quando o homem procura um serviço de saúde, muitas vezes é porque a doença já se manifestou de forma severa. A busca pelo médico deve ser anterior a isso e em caráter preventivo" , disse o secretário.

Durante o todo o mês de agosto, o poder público e a sociedade civil vão promover atividades como audiência pública, debates, oficinas, feiras de saúde e atividades culturais de conscientização. " Contamos com o apoio de empresas, escolas, igrejas e demais órgãos públicos para difundir essa ideia" , afirmou o coordenador estadual da política de saúde do homem, Rubens Bendlin.

Cerca de 200 mil materiais educativos foram produzidos e estarão à disposição da população na próxima semana. Os interessados em apoiar o Agosto Azul podem retirar os cartazes e panfletos em uma das 22 regionais de saúde distribuídas em todo o estado.

Na próxima quarta-feira (8), será lançado um selo comemorativo do Agosto Azul produzido pelos Correios. O evento marcará o início oficial das atividades e acontecerá na Assembleia Legislativa do Paraná, às 9h.

Mortalidade
No Brasil, a cada cinco mortes de adultos com idade entre 18 e 30 anos, quatro são de homens. A mortalidade em pessoas do sexo masculino é maior devido a dois fatores principais: violência e pouca atenção à saúde. Já no Paraná, estatísticas mostram que os homens vivem em média 6 anos menos que as mulheres (71,6 anos homens e 77,9 anos mulheres).

Em 2010, as causas externas foram responsáveis por 41% das mortes de homens adultos no Paraná. " Esta faixa etária está mais exposta a acidentes de trânsito e violência interpessoal" , explicou Bendlin. Dentre as causas externas também se destacam os acidentes de trabalho. " Profissões da área de construção civil, transportes e segurança são predominantemente masculinas e têm altos índices de periculosidade" , completou.

A segunda causa de morte mais frequente está relacionada às doenças cardiovasculares (infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão, diabetes), seguido das diferentes formas de câncer. " A prevenção de todas essas doenças está ligada a mudanças de hábitos de vida, que é o principal foco que devemos difundir no Agosto Azul" destaca Bendlin.

Alerta na conta de energia elétrica
A Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) aderiu ao Agosto Azul. Quatro milhões de contas de luz emitidas no estado terão uma mensagem educativa de saúde do homem. A campanha será estendida ainda para cerca de nove mil colaboradores por meio da Intranet. Informações sobre prevenção e cuidados básicos com saúde estarão disponíveis durante todo o mês.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário