Testes preliminares feitos em ratos mostraram bons resultados para baixar as taxas de açúcar no sangue
De origem tropical e conhecido pelo seu sabor azedinho e poder calmante, o maracujá é indicado para o consumo de diabéticos, pois apresenta o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, além de apresentar bons teores de vitaminas A e C, complexo B e sais minerais.
Rica em pectina, substância indicada pelo seu alto poder emagrecedor, essa fruta é uma excelente bloqueadora de gordura, ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Todos esses elementos combinados dão ao maracujá o poder antioxidante, além de ser indicado para baixar a pressão.
No entanto, a nutricionista Viviane Franco alerta que, apesar dos indícios de que a fruta auxilia no tratamento de diabetes, não há evidências científicas para o seu uso em serem humanos, pois os testes foram feitos em ratos com diabetes induzida.
Aprenda a fazer bolo de maracujá
:: Ingredientes
— 5 unidades de clara de ovo
— 1 pitada de sal
— 1 xícara (chá) de farinha de maracujá
— 1 1/2 xícara (chá) de açúcar
— 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
— 1 xícara (chá) de leite
— 6 colheres (sopa) de margarina
— 2 colheres (sopa) de fermento químico em pó
:: Cobertura
— 1 xícara (chá) de polpa de maracujá
— 1 pacote de coco ralado
:: Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a margarina, o açúcar e misture. Acrescente aos poucos a farinha de maracujá, a farinha de trigo e o leite aos poucos. Adicione o fermento. Bata as claras em neve com o sal e misture levemente à massa. Leve ao forno médio (180ºC), em fôrma untada. Ao bolo ainda quente, adicione a polpa de maracujá batida no liquidificador e espalhe o coco ralado.
Fonte: nutricionista Viviane Franco
Por Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário