Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Cuidados com a saúde bucal devem começar já na gravidez

Grávidas devem redobrar a atenção com a saúde bucal
Acompanhamento odontológico previne doenças bucais das mães e seus bebês
 
Quando o assunto é higiene bucal, engana-se quem pensa que a necessidade de cuidados especiais só chega junto com os primeiros dentes. A cirurgiã-dentista Sonia Pineda Vicente, presidente da Câmara Técnica de Odontopediatria do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), explica que, antes mesmo dos primeiros dentes surgirem, cuidados com higiene e alimentação se tornam presentes na rotina diária de mães e filhos.
 
— O que algumas pessoas ainda não sabem é que antes dos primeiros dentes surgirem na cavidade bucal, existem medidas de prevenção que precisam ser seguidas. As gestantes não devem dispensar o acompanhamento odontológico durante a gravidez. É importante lembrar que algumas infecções bucais podem, até mesmo, ocasionar complicações obstétricas.
 
Segundo a especialista, além de evitar complicações, o acompanhamento odontológico nesta fase ajuda as mulheres, futuras mamães, a esclarecer dúvidas a respeito da própria saúde e da saúde bucal do futuro bebê.
 
Mães e filhos
A especialista alerta que as visitas regulares a um odontopediatra são fundamentais para a saúde bucal infantil, reduzindo a incidência de lesões de cárie e auxiliando os pais a entenderem o desenvolvimento bucal da criança.
 
— O acompanhamento odontológico na infância é importante não só para que se estabeleça uma rotina de cuidados com a saúde bucal, mas para que a mãe também possa sanar dúvidas a respeito do crescimento e desenvolvimento das arcadas, da face, características bucais do recém-nascido, erupção dos dentes decíduos, dúvidas com relação à alimentação, tipos de alimentos e cuidados com a higiene bucal, como tipo de escova de acordo com a faixa etária, creme e fio dental.
 
Mas, não basta apenas levar a criança ao odontopediatra, é necessário promover mudanças nos hábitos de toda a família. De acordo com Sonia, alimentação apropriada e cuidados com a higiene são o primeiro passo para o desenvolvimento de dentes saudáveis.
 
— Além de ser o melhor alimento para o bebê, o leite materno é fundamental para a saúde bucal. O aleitamento auxilia no crescimento e desenvolvimento das arcadas dentárias. E com o surgimento dos primeiros dentes, por volta dos 6 meses, as mães também precisam ficar atentas a higienização após as mamadas e refeições. Esse cuidado  é essencial para uma boa saúde dos dentes.
 
O primeiro contato da criança com o odontopediatra deve ocorrer logo nos primeiros meses de vida e, a partir daí, o ideal é que se crie o hábito de consultas regulares. Sonia comenta que o número de consultas ao dentista deve estar em torno de duas a três vezes ao ano, podendo aumentar dependendo da necessidade.
 
Dentista sem trauma
O contato das crianças com o odontopediatra logo nos primeiros meses de vida é fundamental também para afastar outro problema bastante comum na infância: o medo do dentista.
 
Esse comportamento cria uma distância entre a criança e o profissional e pode interferir no tratamento.
 
— Muitas crianças sofrem com um medo de origem irracional. O acompanhamento desde os primeiros meses ajuda a driblar isso. Ao receber a criança em seu consultório, o odontopediatra deve conduzir o tratamento de forma a diminuir as angústias presentes e estabelecer um vínculo de confiança entre ele e o paciente.
 
Para os pais, a dica é tentar tranquilizar as crianças evitando a associação entre a ida ao dentista, ou ao médico ou outro profissional da saúde com castigos e ameaças. Evitar comentários negativos em relação à ida ao dentista e ter uma conversa explicando sobre a importância e a necessidade do procedimento pode ser muito eficaz.

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário