Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de março de 2014

Veja dicas para evitar complicações causadas por pancadas na cabeça

Veja dicas para evitar complicações causadas por pancadas na cabeça Jim Hendew/Morguefile
Foto: Jim Hendew / Morguefile
Batida na cabeça que causa apenas uma dor imediata não
 deve ser motivo de preocupação
Mesmo casos de baixo impacto devem ser investigados
 
Bater a cabeça após uma distração ou um tombo pode ser comum, mas não deve ser neglicenciado. Qualquer pancada na cabeça deve ser investigada, uma vez que as batidas de baixo impacto podem gerar sangramentos internos colocando a sua saúde em risco.
 
— Dependendo da área atingida, a pancada pode gerar lesões neurológicas que podem ser irreversíveis— afirma o neurocirurgião Mauricio Mandel.
 
Segundo o médico, quando a batida na cabeça causa apenas uma dor imediata, ela não deve ser motivo de preocupação. No entanto, nos casos de concussão cerebral, que consistem em diversos sintomas, é necessário ficar alerta.
 
— Alguns sinais como a perda da consciência, dor de cabeça intensa, sonolência, dificuldade na fala, perda de memória, náuseas e vômitos, formigamentos e convulsão podem indicar que o caso necessite de uma cirurgia— alerta Mandel.
 
É sempre indicada uma tomografia computadorizada para descartar uma lesão cerebral. O exame é essencial para avaliar o grau da lesão e assim indicar a cirurgia minimamente invasiva.
 
Veja alguns cuidados para evitar consequências drásticas após um incidente:
 
— Se a sua pancada foi leve, coloque uma compressa de gelo sobre a área afetada para diminuir o edema
 
— Se você notou um ferimento no couro cabeludo após uma queda, procure comprimir a ferida com algodão ou gaze, até estancar o sangue. Lembre-se de trocar a compressa em intervalos regulares sem diminuir a pressão na área
 
— Se o impacto da batida tiver sido muito forte, procure não se mexer até ser atendido por um médico e não descarte a possibilidade de ter uma lesão na coluna cervical
 
— É preciso procurar imediatamente um pronto-socorro se a pancada for acompanhada de perda de consciência ou desmaio
 
— Não ingira sedativos após o incidente
 
— Caso ocorra um afundamento na cabeça, espere o atendimento médico e não mexa na área
 
— Se a pessoa dormir após bater a cabeça, verifique se ela está realmente dormindo ou se perdeu a consciência
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário