Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de março de 2014

Estudo: Mau humor incentiva consumo de porcarias por diminuir perspectiva futura

Thinkstock
Pesquisadores conseguiram explicar por que comemos alimentos
 pouco saudáveis quando as coisas não estão indo bem
Mau humor e pensamentos negativos estimulam imediatismo e preferência por alimentos menos saudáveis, afirma especialista
 
Pesquisadores da Universidade de Delaware, nos EUA, conseguiram explicar cientificamente por que comemos mais porcaria em períodos de mau humor. A resposta para essa tendência tão comum entre os seres humanos está relacionada à falta de perspectiva futura durante esses momentos.
 
Assim, papel e caneta na mão para anotar a desculpa cientificamente comprovada. De acordo com a pesquisa, pensa-se pouco no futuro quando há mau humor. Como as preocupações se voltam para o imediato, para que pensar em uma alimentação saudável, não é mesmo?
 
“Em termos de evolução, faz todo o sentido que, quando nos sentimos desconfortáveis ou estamos de mau humor, sabemos que há algo de errado e, então, enfatizamos aquilo que está mais perto fisicamente e também no que é mais rápido. Pensamos apenas no aqui e no agora”, disse em comunicado a autora do estudo, a professora da Escola de Marketing da Universidade de Delaware Meryl Gardner. 
 
Para entender por que há tanta indulgência durante o mau humor, pesquisadores realizaram quatro experimentos em laboratório para testar se as pessoas em estado de espírito positivo preferem alimentos saudáveis e as de mau humor, alimentos não tão benéficos para a saúde. Participaram do estudo cerca de 800 voluntários, que passaram por dinâmicas de grupo para testar o humor e a relação com a comida.
 
Em um dos experimentos, por exemplo, Meryl foi alterando o foco dos participantes sobre o presente e o futuro e também a respeito do bom e o mau humor. Ao mesmo tempo em que eles participavam da dinâmica, era medido quantas uvas passas e quantos M&M eram consumidos pelos participantes ao longo do experimento. Surpreendentemente, aqueles que tinham sentimento mais positivo preferiram uvas passas.
 
"Compreender por que optamos por alimentos ruins quando estamos de mau humor pode nos ajudar a fazer melhores escolhas. Quando pensamos sobre o futuro, é quase como se estivéssemos fisicamente dando um passo para trás, permitindo-nos ver os nossos valores mais fundamentais - como saúde e nutrição. Podemos usar isso para fazer escolhas mais sábias em vez de deixar o nosso humor ditar o nosso comportamento", disse Meryl.
 
iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário