Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de março de 2014

Entenda o tratamento da febre infantil na homeopatia

Os remédios homeopáticos tratam os sintomas da febre, permitindo com que ela tenha seu efeito de defesa
 
Por Dra. Isis Pezzuol
 
Coração acelerado, olhinhos brilhantes, bochechas vermelhas. A criança está com febre! E agora? Ligar para o médico? Devo ou não ir ao pronto socorro? Devo ou não medicar? 
 
Para saber como agir, temos que entender primeiro o que é a febre: é a elevação da temperatura do corpo acima de 37,4º. A temperatura normal vai de 36º a 37,4º. Mas o grau de temperatura não diz muito sobre a gravidade da doença. Uma extensa pneumonia em desnutridos não produzem febre; meningite meningocócica produz febre baixa para depois aumentar. A temperatura sobe até um determinado valor e estaciona, não sobe indefinidamente. Temperaturas por demais elevadas se dão em condições de alteração neurológica severa muito rara. 
 
A febre é uma reação normal do corpo que está produzindo substâncias para combater a invasão de vírus ou bactérias. Febre não é uma doença, é um sintoma que tem função de defesa. Só tem febre criança saudável, que tem energia para movimentar suas defesas. Pesquisas mostram efeitos benéficos da febre sobre o sistema imune e desta forma auxiliariam a uma recuperação mais rápida.
 
Devemos prestar muita atenção a criança com febre. Quadros graves são identificados primeiro pelos pais que convivem com a criança e sabem como ela reage. A dúvida justifica a ida ao pronto socorro. Lembrar que os quadros febris perduram em média 72 horas. 
 
Medicar ou não medicar?
A melhor conduta é esclarecer pais e familiares para uma melhor compreensão do que é a febre e que ela só não aumenta riscos para a criança. A função do antitérmico é melhorar conforto e bem estar da criança, não altera a evolução da doença. Durante um quadro febril as crianças ficam paradinhas, tristes, encostam na mãe, tem dor no corpo, não se alimentam. Mãe não aguenta ver e é claro que usa antitérmico. Não esqueço a primeira febre de meu filho! 
 
Mas se pensarmos que a elevação da temperatura estimula a produção de ?defesas?, não deveria ser medicada, pois sem a febre o corpo ?desarma? essas defesas. Homeopaticamente temos uma vantagem, pois conseguimos tratar desde o primeiro sintoma. Febre alta, bochechas vermelhas, pupilas dilatadas, transpiração ou pele seca, sede ou ausência de sede, alucinação visual. Esses sintomas individualizam o indivíduo com febre e não somente a febre. Combatemos desta forma a causa da febre. 
 
A homeopatia trata os sintomas que a febre produz e poupa o uso excessivo de medicação. Ficamos também mais próximos do paciente, pois avaliamos as mudanças do quadro clínico para adequar o melhor medicamento homeopático. Conforme o desenrolar da febre, mudamos o medicamento. 
 
Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário