Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 18 de março de 2014

Hospital São Vicente de Paulo inaugura Centro Avançado de Urologia

HSVP - divulgação site.jpg
Crédito da Foto: André Telles
Novo empreendimento é referência para tratamento do cálculo renal e doenças da próstata com atendimento 24h

A população do Rio de Janeiro passa a contar com o moderno Centro Avançado de Urologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na Tijuca (RJ), inaugurado no sábado, dia 15 de março. Dentre os serviços oferecidos destacam-se atendimento ambulatorial e a emergência 24 horas, primordiais para o tratamento do cálculo renal e doenças da próstata.

Segundo o médico Alex Nogueira, que divide a coordenação do Centro com o também urologista Américo Páscoa Martins, uma das áreas dentro da especialidade que evoluiu muito nos últimos anos foi o tratamento do cálculo renal. “Além de diversas formas de abordagem que temos hoje em dia, contamos com o ureteroscópio, que é um aparelho que nos permite, por via endoscópica, eliminar a cirurgia aberta, na maioria dos casos”, sinaliza Nogueira, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia.

Outro destaque do Centro Avançado de Urologia está na tradição e capacitação de sua equipe médica formada, em sua maioria, pelos mesmos profissionais que inauguraram o serviço de Urologia do hospital há 36 anos. “É muito raro um hospital manter a mesma equipe por tanto tempo. Estamos sempre em busca de novidades e em constante processo de atualização. E aqui nós também trocamos conhecimentos entre nós e temos a oportunidade de discutir casos mais complexos com especialistas de outras áreas associadas ao problema”, destaca Alex Nogueira.

Mais segurança e desempenho
O HSVP está preparado para atender a qualquer tipo de intercorrência e equipado para realizar cirurgias de alta complexidade. Todos os procedimentos cirúrgicos do Centro Avançado de Urologia, como litotripsia intracorpórea, cirurgia a laser, videolaparoscopia, ressecção endoscópica da próstata, cistoscopia, ureteroscopia, biópsia endoscópica ou dirigida por ultrassonografia e penioscopia, são realizados dentro do hospital. “O Centro Avançado de Urologia está integrado ao Setor de Imagens (ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética etc.), o Laboratório de Patologia, a Oncologia e outras áreas afins e relacionadas ao atendimento e ao tratamento urológico. Esta integração de serviços de excelência garante ainda mais segurança e um desempenho excelente para os tratamentos propostos”, destaca o urologista Renato Faria, também integrante da equipe.

Diretora Executiva do HSVP, Irmã Marinete Tibério, adianta que novos equipamentos e instrumentais estão sendo adquiridos para ampliar a capacidade e a qualidade de atendimento do setor. “Também trabalhamos para a ampliação da equipe de Urologia e o treinamento de todos os demais profissionais que fazem plantão na Emergência Geral do hospital, inclusive a Enfermagem, para que estejam capacitados para a triagem, diagnóstico e condutas específicas relacionadas ao trato urinário”, informa Irmã Marinete.

Apesar de ser conhecida como uma especialidade médica voltada para os homens, a Urologia trata das doenças relacionadas ao sistema urinário tanto masculino como feminino. Infecções do trato urinário, cálculos renais, distúrbios genitourinários, disfunção miccional, cistite, disfunção erétil, correção de anomalias congênitas e o tratamento de cânceres são foco dessa especialidade.

Centros especializados
Desde 2012, o HSVP iniciou um processo de investimentos no sentido de focar e concentrar cada vez mais serviços especializados dentro das suas vocações médicas. O primeiro centro especializado lançado foi o da Oftalmologia, em 2012, depois o da Ortopedia e Traumatologia, em 2013, que teve abertura da Emergência Ortopédica como um dos diferenciais, e, agora, o da Urologia. O hospital também conta com o Centro Especializado em Serviço de Imagem e Diagnóstico, que tem modernos equipamentos e alta tecnologia para auxiliar no diagnóstico do paciente. “O modelo de centros especializados tem sido positivo tanto para os pacientes, que podem contar com a excelência na prestação dos serviços setorizados, como para nossa instituição, que agrega mais eficiência e qualidade nos serviços prestados”, destaca Irmã Marinete Tibério.
 
Para divulgar o novo Centro de Urologia, a SB Comunicação criou a campanha Quando você mais precisa, que ganhou as ruas esta semana com publicidade em rádios, jornal, busdoor e mídia em Metrô. A campanha terá duração de quatro meses e conta com a participação dos médicos do novo Centro, dando dicas de prevenção e tratamento de problemas urológicos nos spots de rádio.

ASSESSORIA DE IMPRENSA
SB Comunicação, (21)3798-4357
Cristina Miguez, (21)98214-8996
Leonardo Martes, (21)98333-6368

Nenhum comentário:

Postar um comentário