Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de março de 2014

As vantagens dos quietos na hora de influenciar pessoas

Divulgação
Americana defende o silêncio como arma para influenciar
 pessoas no dia a dia
Autora explica por que introvertidos estão desbancando barulhentos como líderes no mundo do trabalho
 
Participar de dinâmicas em grupo e trabalhar constantemente em equipe pode ser um sofrimento aos introvertidos, indivíduos que têm o silêncio como a mais produtiva fonte de energia e criatividade. Essa personalidade, porém, vai contra o que muitos gestores e formadores de opinião consideram “um perfil de liderança”.
 
Todos estão errados, diz Jennifer B. Kahnweiler, autora do livro A Força dos Quietos (Ed. Gente), recém lançado no Brasil.
 
“Precisamos aprender o poder do silêncio. Ele vale ouro na era dos smartphones e das constantes interrupções”, disse a autora em entrevista ao Delas.
 
Para Jennifer, as pessoas extrovertidas e “barulhentas” devem adotar a postura dos quietos em vez de pressioná-los a falarem mais e expressarem melhor os pensamentos.
 
“Quem fala alto e grita sua ideia é o perfeito estereótipo de líder, mas quase sempre a ideia ‘mais gritada’ não é a melhor”, explicou a pesquisadora. Ela garante ainda que a velha lei ‘ouvir mais e falar menos’ pode ser a solução para alcançar êxito na vida pessoal e profissional.
 
Ao percorrer cidades dos Estados Unidos como palestrante motivacional, Jennifer (que assume ser uma pessoa extrovertida) transformou-se em uma observadora dos introvertidos. Após ouvir inúmeros testemunhos frustrados de “quietos mal compreendidos e ignorados”, que não conseguiam virar um personagem para serem aceitos nos círculos sociais, ela iniciou uma pesquisa a fim de provar que é possível – e até mais eficaz – fazer a diferença com uma personalidade introvertida.
 
Jennifer criou então o conceito de Influenciadores Silenciosos.
 
Ouvir, aprender e responder
"Influenciar não é forçar as pessoas a ver os fatos sob a sua perspectiva, mas aprender com os outros e negociar uma solução compartilhada. É a abordagem mais adequada ao temperamento introvertido, pois envolve paciência, planejamento e perseverança", explica no livro. Gritar cada vez mais alto para ser ouvido perdeu espaço para ouvir, aprender e responder. "Gritar ideias é passado". Para ela, todas as pessoas carregam características extrovertidas e introvertidas.
 
O segredo para uma vida equilibrada, segundo a autora, é escolher qual lado irá ganhar durante um momento-chave. Durante um atrito no trabalho, por exemplo, bastaria respirar profundamente para acionar o silêncio e encontrar a melhor forma para responder ao outro.
 
"Escolho adotar minha energia interna, tenho pensamentos mais profundos, mergulho na minha criatividade e me torno uma pessoa mais equilibrada", conta Jennifer, que disse ao Delas ter aprendido certas técnicas com o marido – um superintrovertido – com quem está casada há 40 anos.
 
Jennifer acredita que há quatro fortes tendências no mercado e elas apontam que é a vez dos influenciadores silenciosos. São elas: as organizações estão cada vez mais enxutas, o que cobraria mais eficiência nas complexas relações com fornecedores; tornar-se global, a necessidade de influenciar um grupo diversificado; o mundo virtual, onde as mídias sociais determinam a própria comunicação, e o aumento da concorrência, autopromoção e persuasão “no grito” não fazem diferença quando o foco deveria estar no desenvolvimento dos outros. Para os quietos, as notícias são boas.
 
Delas

Nenhum comentário:

Postar um comentário