Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 17 de março de 2014

Frutas vermelhas ajudam a reduzir colesterol e risco de doenças cardíacas

Thinkstock
Alguns exemplos são a amora, a framboesa,
o morango e o mirtilo
Substância neutraliza a ação dos radicais livres, moléculas que causam danos ao organismo
 
Bom dia! Você sabia que as frutas vermelhas são grandes aliadas da saúde? Além de ser pouco calóricas, são ricas em propriedade antioxidantes e antiinflamatórias. São também ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.
 
Alguns exemplos são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berry. De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E.
 
— Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão.
 
As frutas vermelhas atrasam o declínio cognitivo em até dois anos e meio, reduzindo chance de a pessoa desenvolver doenças como o Parkinson e Alzheimer, por exemplo.
 
— São capazes, ainda, de agir na redução do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.
 
Receitas:
 
Mini Bolo de Frutas Vermelhas
 
Ingredientes
1/2 xícara chá de manteiga
1 xícara chá de açúcar mascavo
1 colher sopa de casca de limão ralada
2 ovos grandes
1 1/2 xícaras chá de farinha de trigo
1 xícara chá de biomassa de banana verde
1 colher chá de fermento
1 colher chá de bicarbonato de sódio
4 colheres sopa de iogurte natural
1 xícara chá de amoras, framboesas ou mirtilos limpos e secos
4 formas de bolo inglês com 16 x 7 x 8 cm
 
Preparo
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme. Junte a casca de limão e os ovos, um a um, batendo sempre. Depois, coloque a biomassa de banana verde e continue batendo. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato, alternando com o iogurte. Pare de bater e coloque a fruta escolhida. Divida a massa entre as quatro formas, untadas, e acomode-as numa assadeira. Leve ao forno, preaquecido, em temperatura média, por cerca de 20 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe numa grade para esfriar. Desenforme quando estiverem mornos. Depois de frios, embrulhe-os em papel-manteiga e depois em celofane. Decore com fitas de cores diferentes.
 
Valor Calórico: 474 kcal por porção
 
Torta de Frutas Vermelhas
 
Ingredientes
1 pote 200 g de iogurte desnatado
2 ovos
400 g de tofu em pedaços
5 colheres sopa de açúcar demerara
1 colher sopa de amido
1 colher sopa de goji berries
Óleo de coco para untar
2 xícara chá de frutas vermelhas frescas ou congeladas
 
Preparo
Bata o iogurte, os ovos, o tofu, quatro colheres de sopa do açúcar e o amido no liquidificador até obter uma massa cremosa. Misture a goji berry sem bater. Despeje numa forma redonda com aro removível untada com óleo de coco. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 15 minutos. Desligue o fogo, abra um pouco o forno e deixe esfriar. Misture as frutas com o restante do açúcar se necessário, coloque um pouco de água e ferva rapidamente. Cubra a torta e leve à geladeira até o momento de servir.

Valor calórico: 200 kcal por porção

R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário