Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Melão de São Caetano

Nome científico
Momordica charantia L.

Nomes alternativos
Cruá, erva-de-lavadeira, erva-de-são-caetano, melãozinho, melão amargo.

Descrição
Planta trepadeira de até 5m de comprimento, com folhas membranosas e lisas, e flores amarelas de cinco pétalas. Seus frutos compridos e verdes lembram pepinos, mas depois de maduros, adquirem uma coloração alaranjada. Todas as partes da planta são amargas.

Ela cresce em climas tropicais, incluindo a Amazônia, partes da África, Ásia e Caribe e é usada na medicina caseira em vários países.

Parte utilizada
Folhas e frutos (frescos ou secos).

Uso medicinal
A farmacopeia brasileira indica seu uso externo no tratamento de dermatites, sarna e coceira. A Organização Mundial da Saúde cita outras farmacopeias e documentos recomendando a planta como um agente antidiabético, laxante e tônico.

Modos de uso
Infusão, suco, compressas, banhos, extrato e tintura.

Cuidados e contraindicações
Contraindicada para grávidas, mulheres em período de amamentação e crianças. Não utilizar as folhas por via oral, pois podem causar coma hipoglicêmico (baixa acentuda de glicose no sangue) e convulsões em crianças. Pacientes com problemas no fígado devem consultar um médico antes de fazer uso da planta.

Efeitos colaterais
Pode interagir com hipoglicemiantes (medicamentos que diminuem o nível de açúcar do sangue), causar problemas no fígado e dor de cabeça.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário