Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Composto encontrado no açafrão é eficaz no combate a infecções virais

Substância interfere na forma como os vírus assumem controle das células saudáveis, impedindo que infecções se espalhem

Pesquisadores da George Mason University, nos Estados Unidos, descobriram que um composto encontrado no açafrão é eficaz no combate de infecções virais.

Ensaios clínicos mostraram que a curcumina é capaz de impedir o vírus que causa a Febre do Vale Rift de se multiplicar nas células infectadas.

A líder da pesquisa Aarthi Narayanan e seus colegas há muito tempo queriam explorar as propriedades do açafrão no combate a infecções, particularmente o componente chave, a curcumina.

"O açafrão muitas vezes não é levado a sério porque é um tempero. Mas descobrimos que ele é capaz de interferir na forma como o vírus assume o controle das células saudáveis, impedindo que infecções causadas por uma variedade de vírus se espalhem", afirma Narayanan.

A equipe estudou a ligação entre o vírus da febre do Vale Rift e como ele afeta o hospedeiro humano ou animal e identificou pistas sobre o funcionamento interno do corpo durante a infecção.

Os sintomas podem tornar difícil para uma pessoa se recuperar. O corpo geralmente começa com uma resposta inflamatória exagerada, pois não sabe por onde começar a livrar-se do vírus. Muitas vezes, o corpo vai além do que é necessário. E isso não é bom porque influencia um grupo de células em torno da infecção que não detectaram o vírus. Essa é uma maneira pela qual a doença se espalha através do corpo. E por isso é muito importante controlar o hospedeiro porque muitas vezes a forma como ele responde contribui para a doença", explica Narayanan.

A pesquisa sugere que a curcumina é capaz de influenciar a forma como o vírus assume o controle das células saudáveis, impedindo que infecções causadas por uma variedade de vírus se espalhem e controlando a resposta do hospedeiro à infecção.

Segundo Narayanan, a curcumina pode ser parte de terapias medicamentosas que auxiliam no combate a vários tipos de infecções virais, entre elas a febre do Vale Rift. "Eu sei que isso funciona porque já vi isso acontecer na vida real. Como o tempero todos os dias e isso já ajudou a combater infecções de garganta causadas por vírus no meu filho", afirma a pesquisadora.

A equipe afirma que há mais trabalho a se fazer antes que drogas a base de curcumina sejam colocadas na prática clínica. Eles planejam testar 10 versões diferentes do composto para determinar qual delas funciona melhor e pretendem aplicar a pesquisa para outros vírus, incluindo o HIV.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário