Hortaliça maximiza os benefícios da atividade física e protege o DNA contra a produção excessiva de radicais livres
Pesquisadores da University of Ulster, na Irlanda, descobriram que o agrião pode ajudar a prevenir danos causados ao DNA devido a exercícios intensivos. Embora a atividade física moderada e regular seja saudável, o aumento da demanda causado pela sobrecarga de exercícios pode ampliar o dano ao material genético através do acúmulo de radicais livres que podem contribuir para o envelhecimento. Para os cientistas, a hortaliça pode ajudar a maximizar os benefícios de uma sessão de treinos.
O estudo durou oito semanas e envolveu pessoas com e sem o agrião inserido na dieta diária. Ambos os grupos foram orientados a praticar atividades físicas intensas. "Nós descobrimos que aqueles que não tinham comido agrião sofreram mais danos no DNA do que aqueles que consumiram a planta", disse um dos responsáveis pelo estudo, Gareth Davidson.
"O que descobrimos é que consumir uma quantidade relativamente pequena de agrião por dia pode ajudar a elevar níveis de vitaminas antioxidantes importantes, que podem ajudar a nos proteger e que também nos permitem desfrutar as recompensas de nos mantermos em forma", explica.
"Embora estejamos cientes de como o exercício pode ser bom para os nossos corpos. Exagerar esteira ou levantar pesos pesados pode cobrar seu preço", contou Davison. Segundo ele, o aumento da demanda sobre o corpo pode criar um acúmulo de radicais livres.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário