Hospitais se prepararam durante um ano, a partir da implantação do Programa Integrado de Qualidade (PIQ), em agosto de 2011. Um dos principais desafios foi mobilizar os colaboradores para a importância das melhorias dos processos
O Hospital CEMA, referência no tratamento de olhos, ouvidos, nariz e garganta, o Instituto CEMA, braço social da instituição, e o Hospital Villa-Lobos, destinado sobretudo a cirurgias de alta complexidade, acabam de receber aprovação da ONA (Organização Nacional de Acreditação) para certificação de qualidade nível 2. As três instituições são controladas pelo Grupo INAL e localizam-se no bairro da Mooca, em São Paulo.
Para receber o reconhecimento, os hospitais se prepararam durante um ano, a partir da implantação do Programa Integrado de Qualidade (PIQ), em agosto de 2011. O programa também foi criado para estabelecer um processo permanente de avaliação e de certificação de qualidade dos serviços oferecidos.
A supervisora da área de Qualidade do Grupo INAL e coordenadora do projeto, Marcela Cruz, conta que um dos principais desafios foi mobilizar os colaboradores para a importância de se observar as melhorias dos processos. Mas o resultado do esforço conjunto foi positivo. “Em um ano, conquistamos a acreditação nível 2 na primeira certificação e note que no Brasil apenas cerca de 40 hospitais têm essa certificação. Entramos em um ciclo de melhoria e precisamos manter os padrões conquistados”, avalia.
O certificado de qualidade será emitido pela ONA em até 30 dias. A acreditação tem validade de dois anos e, nesse período, as instituições ainda passarão por mais quatro auditorias, de acordo com Nairson Oliveira, coordenador da área da Saúde da Germanischer Lloyd – GL, empresa responsável por este processo de auditoria e certificação. “Vamos nos empenhar para melhorar cada dia mais os nossos serviços e procedimentos, para manter esta conquista”, assegura Marcela Cruz.
História
O Hospital CEMA foi fundado em 15 de novembro de 1975 por Ângelo Aquino, e por seus filhos, os médicos Guido Aquino, Antonio Aquino Neto e Roberto Aquino. A então clínica médica foi construída em parte da área onde hoje está instalado o Hospital, no bairro da Mooca, na capital paulista, em terreno pertencente à família. Na década de 90 a unidade se expandiu para um moderno hospital especializado em oftalmologia e otorrinolaringologia, tornando-se referência pela qualidade de sua prestação de serviços.
Atende variados planos de saúde e mantém a unidade de Pronto-Atendimento funcionando 24 horas, 7 dias por semana. O Instituto CEMA é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, destinada ao atendimento de pessoas de baixa renda. Conveniado ao SUS, oferece atendimento médico gratuito para as famílias também em oftalmologia e otorrinolaringologia.
Fundado em 2007, o Hospital Villa-Lobos foi construído em uma área de 16 mil m2, contígua ao CEMA. A instituição conta com 14 salas cirúrgicas para procedimentos de alta complexidade e 200 leitos, com UTI para adultos e crianças. Possui ainda uma avançada unidade coronariana, Centro de Diagnóstico completo e Pronto-Socorro com capacidade para atender até 20 mil pacientes/mês.
Fonte SaudeWeb
Nenhum comentário:
Postar um comentário