Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Portugal: País com menos nascimentos

A natalidade está a diminuir de forma acentuada em Portugal. De acordo com os dados recolhidos pelos profissionais de saúde que realizaram o teste do pezinho, nos primeiros seis meses deste ano, nasceram menos 4009 crianças do que em igual período em 2011, facto que poderá pôr em causa a realização de 1500 partos como limite para a manutenção das maternidades, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Dentro em breve haverá uma reorganização das unidades mas já existem maternidades que estão a funcionar com menos de 1500 partos", como é o caso da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (433 partos em 2011), da Unidade de Castelo Branco (465) ou doCentro Hospitalar do Nordeste (597), sublinhou Jorge Branco, ex-director da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), integrada no Centro Hospitalar Lisboa Central. Para o professor da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, "é importante que se mantenha a fasquia dos 1500 partos", o que não significa o fecho das maternidades ‘incumpridoras’. "Se o acesso a outra maternidade for longínquo, a maternidade deve ficar aberta para o bem da população. Há locais que têm de ter protecção", concluiu.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário