Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Portugal: Praia rejuvenesce a pele

No Verão, os corpos trabalhados ‘horas a fio’ nos ginásios, sem um grama de gordura que possa envergonhar os seus donos, são deliberadamente expostos ao calorzinho da época, mas há quem tenha receio de os mostrar, não por ter quilinhos a mais dentro do fato de banho mas porque os olhares pouco esclarecidos nem sempre são discretos na sua análise.

"Apesar da exposição solar induzir melhorias na psoríase, muitos doentes inibem-se de ir à praia para não sofrerem com o preconceito de mostrar a sua doença às outras pessoas, que a confundem erradamente com uma doença contagiosa", alerta Vítor Baião, presidente da PSO Portugal - Associação Portuguesa de Psoríase.

Para que não haja dúvidas, "a psoríase é uma doença inflamatória crónica, não contagiosa, auto-imune e sistémica, uma vez que afecta o organismo como um todo", explica Paulo Ferreira, coordenador da Unidade de Psoríase do Hospital Cuf Descobertas, em Lisboa.

Tendo em conta que esta patologia se caracteriza pela aceleração da maturação ou renovação das células da epiderme, levando ao aparecimento de uma camada espessa na superfície da pele, "o sol, em doses e duração adequadas, é benéfico porque ajuda na modelação das células" e na regressão e cicatrização das lesões, acrescenta o dermatologista. Assim, não há qualquer contra-indicação à exposição solar dos 125 milhões de pessoas com psoríase no Mundo, desde que sejam cumpridas algumas regras, tais como a aplicação de um bom protector solar, o resguardo nas horas de maior calor e a hidratação da pele. Recomendações que, na verdade, deveriam ser seguidas por todos, com ou sem psoríase.

"Em Portugal, pensa-se que existem 250 mil pessoas com psoríase, embora só cerca de 150 mil tenham sido efectivamente diagnosticadas. Só um terço dos doentes tem as formas mais graves da doença e são os que vão ao médico. Muitos não ligam, outros nem sabem o que é", concluiu Paulo Ferreira

"DOENÇA TEM BASE GENÉTICA", Paulo Ferreira, Dermatologista na Cuf Descobertas

Correio da Manhã - Quais as causas da psoríase?
Paulo Ferreira - A psoríase tem uma base genética. No entanto, há factores que podem fazer com que esse gene se manifeste mais como as infecções na infância, os desequilíbrios imunológicos, má alimentação, a obesidade, tabaco, stress, o álcool e alguns medicamentos.

- Quando é que a doença se manifesta?
- Há dois picos de incidência. O primeiro aos 20/30 anos e afecta os que têm familiares com psoríase. O segundo pico, de menor incidência, acontece por volta dos 40/50 anos.

O MEU CASO: Filipe Garcia

"Tento ir à praia e apanhar sol"

A primeira mancha surgiu debaixo do mamilo direito, aos 17 anos, depois de Filipe Garcia ter participado numa corrida na ponte 25 de Abril, em Lisboa. "Pensei que pudesse ser uma irritação causada pela fricção da camisola mas, mais tarde, apareceu no braço esquerdo uma pequena mancha e aos poucos foram aparecendo em novas zonas", revelou o estudante, actualmente com 26 anos.

Por pensar que se tratava de uma irritação da pele que persistia em não passar, o diagnóstico de psoríase só foi feito cerca de um ano após o aparecimento dos primeiros sinais. "Após experimentar alguns cremes para o que se pensou ser uma irritação da pele que não passava, e com o aparecimento de algumas manchas pequenas no resto do corpo, contactei um dermatologista que me disse tratar-se de psoríase".

Hoje a doença já se espalhou pelos braços e pernas mas não limita os passos de quem luta por uma vida perfeitamente normal.

"Tento ir à praia, tomar banho e apanhar um pouco de sol, mesmo durante o Inverno, manter a pele bem hidratada e ter alguns cuidados com a alimentação. Evito carnes vermelhas, azeitonas, camarões e batatas fritas com sabores". "A melhor maneira de combater [a psoríase] é mostrar que não deixamos de fazer a nossa vida", concluiu.

Fonte Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário