Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Identificado mecanismo de evolução e resistência do vírus da varíola

Vírus da Varíola
Pesquisa vai ajudar a compreender como ocorre a transmissão de doenças infecciosas entre animais e humanos

Nova pesquisa de cientistas do Fred Hutchinson Cancer Research Center descobriu como Poxvírus (grupo de DNA contendo o vírus da varíola) evolui para se adaptar rapidamente contra as defesas do hospedeiro, apesar de suas baixas taxas de mutação. A descoberta fornece uma nova visão sobre como os vírus de DNA de cadeia dupla escapam à imunidade do hospedeiro para se tornarem resistentes a medicamentos, e tem implicações particulares para compreender os mecanismos de transmissão de doenças infecciosas entre animais e humanos.

"Poxvírus codificam uma variedade de genes que ajudam a combater as defesas imunológicas do hospedeiro e promover a infecção", disse o co-autor do estudo, Nels Elde. "Apesar da ampla evidência de que o genoma do poxvírus pode sofrer mudanças adaptativas para superar as defesas do hospedeiro, ainda não se sabe muito sobre os mecanismos envolvidos nessa adaptação."

Para determinar os mecanismos de adaptação, os cientistas conduziram um experimento em cultura de células utilizando o vírus vaccinia, usado na vacina da varíola, para imitar a adaptação viral e a evolução tal como ocorre na natureza. É conhecido que o vírus tenta derrotar a proteína quinase R (PKR), considerada o grande obstáculo do parasita, através de decifração dos genes E3L e K3L.

Quando configurado para eliminar o E3L, o vírus rapidamente se propagou, multiplicando os genes K3L na proteína, provocando inibição da resposta imunológica.

"Nossos estudos sugerem que, apesar de sua natureza transitória, a expansão do gene pode fornecer um meio potente de adaptação nos poxvírus", disse o autor do estudo Harmit Malik. "Identificando os meios pelos quais eles se submetem a esta expansão pode ser possível fornecer estratégias antivirais mais eficazes contra essas e outras importantes patologias."

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário