Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 16 de julho de 2015

UNA-SUS relança curso sobre Dengue com atualização de casos clínicos


A Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) abre matrículas para nova turma do curso Atualização do Manejo Clínico da Dengue. Interessados podem se inscrever pelo link
 
Voltado especialmente para profissionais de saúde, mas aberto para as demais categorias profissionais, o curso tem como objetivo familiarizar os discentes com as recomendações atuais do Ministério da Saúde no que tange o manejo clínico da doença. O enfoque do conteúdo é prático, baseado na análise de casos clínicos.
 
O curso foi atualizado e a nova oferta conta com a inclusão de mais quatro casos clínicos, ferramenta de aprendizado do curso, nos quais os alunos irão refletir sobre os sintomas apresentados em situações fictícias para avaliar qual seria a melhor forma de tratamento para cada paciente. Dois destes novos casos tratam do manejo clínico da dengue em crianças e gestantes.
 
“O aluno toma condutas de acordo com as situações apresentadas. Após responder às questões, são oferecidos feedbacks com hipertextos que oferecem informações adicionais sobre o manejo clínico da dengue”, explica o gestor da oferta do curso, Francileudo Lima.
 
Com a inclusão dos casos, a carga horária do curso aumentou de 2 para 10 horas. A atualização do curso trouxe outro diferencial importante com relação ao público-alvo. A partir de agora, o curso será de livre acesso e todos os interessados poderão se certificar, independente da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
 
As diferenças para o diagnóstico da febre chikungunya e da dengue também são abordadas em um vídeo. O ambiente do curso também ganhou novo layout, mais clean, focado nos conteúdos.
 
O curso, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por meio das Secretarias de Vigilância em Saúde (SVS) e de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), foi lançado pela primeira vez em 2012. Ao total, naquela oportunidade, o curso obteve 14.602 inscritos e 6.960 profissionais certificados. O estado com maior número de matrículas foi São Paulo, com 1.903 beneficiados; seguido por Bahia, com 1.511 e Minas Gerais, com 1.443.
 
A primeira turma está com matrículas finalizadas. Os alunos inscritos anteriormente poderão acessar ao ambiente do curso e finalizar as atividades para certificação até o dia 2 de agosto.
 
Serviço
Matrículas: No site
 
Público-alvo: O curso é aberto a todos os profissionais de saúde e demais interessados no tema.
 
Para conhecer outros cursos oferecidos pela UNA-SUS, acesse ao link: http://www.unasus.gov.br/cursos
 
Fonte: UnaSUS / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário