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sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Hospital Santa Catarina projeta faturamento de R$ 380 milhões

Após investir R$ 7 milhões na divulgação da marca, a instituição quer se reposicionar no mercado

Segurança do paciente. O foco ocupa cada vez mais a mente dos gestores do Hospital Santa Catarina, de São Paulo, que enfrentam o crescente movimento de uma exigente clientela. Em franca expansão, a instituição conquista a cada dia sua recolocação no mercado, de acordo com o planejamento estratégico lançado há dois anos. Prova disso é o faturamento de R$ 333 milhões em 2010, aumento de 9% frente a 2009. Para este ano, a previsão é de R$ 380 milhões.

Agregar valor e saber planejar o investimento faz toda a diferença para o Santa Catarina, que é acreditado nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e pela Accreditation Canadá. “Nossa estrutura, o atendimento e, principalmente, os processos foram pontos fortes para ambas acreditações, que também prezam pela segurança do paciente”, observa o diretor-presidente do Hospital Santa Catarina, Manoel Navarro Borges.

Trabalhar pelo que o paciente quer foi uma questão-chave para a instituição em 2010. Cerca de R$ 7 milhões foram investidos em ações de marketing pulverizadas, para divulgar a instituição, com o apoio de sua equipe interna de comunicação. Diversas campanhas foram lançadas ao longo do ano como, por exemplo, a Pense, que teve como objetivo mostrar o diferencial do hospital em cirurgias de alta complexidade em Ortopedia, Oncologia, Cardiologia e Neurocirurgia.

“O cliente quer saber o que você tem de diferente ao oferecer essas especialidades, são estratégicas para o Santa Catarina”, diz Borges. Em 2009, 70% do volume de atendimentos da instituição era de serviços clínicos e 30% cirúrgicos. Atualmente, o cenário apresenta 85% de atendimentos cirúrgicos e 15% clínicos. “É uma mudança radical, estamos crescendo cada vez mais”, avalia.

Em 2012, o trabalho de divulgação da marca será focado no médico. O Santa Catarina oferece para esses profissionais um espaço VIP para descanso, refeições e reuniões. “Além disso, oferecemos aos médicos equipamentos de alta qualidade, forte acolhimento e atendimento especial a eles e seus pacientes. É isso que vamos divulgar para os profissionais que ainda não conhecem nosso hospital”, explica o diretor.

A instituição utiliza o Balance Scorecard (BSC) como metodologia de medição e gestão de desempenho. Os métodos usados na gestão do negócio, dos serviços e da infraestrutura, utilizam a TI e os softwares de ERP como soluções de apoio. “Tendo a TI bem estruturada, os números e processos vêm automaticamente na nossa mão, por isso o uso da tecnologia é fundamental.”

Somente em 2011, o hospital investiu R$ 1,6 milhão em novos equipamentos e hardware.

Segundo o executivo, o investimento resultou na satisfação dos clientes, medida por uma pesquisa de preenchimento não-obrigatório, mas com indíce positivo em torno de 90%.

Para o próximo ano, a novidade é a mudança da equipe administrativa para um novo prédio, adquirido recentemente por R$ 52 milhões. A torre de 12 andares terá cinco deles para estacionamento subterrâneo e os demais voltados para uso exclusivo do pessoal administrativo.
As áreas onde hoje estão estes colaboradores serão transformadas em áreas assistenciais. “Vamos inaugurar 30 leitos logo no primeiro semestre de 2012 e, em 2013, outros 15 devem ser abertos”, afirma o executivo.

Borges revela que, daqui dois anos, o hospital irá construir outro prédio, com capacidade para receber de 80 a 100 leitos. “O plano para 2012 é demolir uma torre antiga e erguer 10 novos andares”, finaliza.

Fonte SaudeWeb

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