Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Risco de ebola chegar à França e ao Reino Unido ainda em outubro é alto

Cientistas usaram padrões de propagação do vírus e dados de companhias aéreas para prever chance de vírus atingir Europa
 
Cientistas usaram os padrões de propagação do ebola e dados de tráfego de companhias aéreas para chegar à conclusão de que é alto o risco de o vírus atingir a Europa ainda neste mês. Segundo os cálculos, há uma chance de 75% de que ele chegue à França até 24 de outubro e de 50% de que atinja a Grã-Bretanha até a mesma data.
 
Os números consideram um tráfego aéreo operando em plena capacidade. Assumindo, no entanto, uma redução de 80% em viagens para refletir a situação em que muitas companhias aéreas suspendem voos para regiões afetadas, o risco para a França cai para 25% e para a Grã-Bretanha, para 15%.
 
"É realmente uma loteria", disse Derek Gatherer, da Lancaster University da Grã-Bretanha, um especialista em vírus que vem acompanhando a epidemia atual, o pior surto de ebola da história.
 
A epidemia já matou mais de 3.400 pessoas desde que foi identificada na África Ocidental, em março. De lá para cá, começou a se espalhar rapidamente, infectando quase 7.200 pessoas, especialmente na Libéria, Serra Leoa e Guiné.
 
Nigéria, Senegal e agora os EUA – onde o primeiro caso foi diagnosticado na terça-feira (30) – também registraram pessoas infectadas com o vírus da febre hemorrágica do ebola.
 
A França é um dos países com maior probabilidade de ser o próximo atingido, porque os países mais afetados falam francês e possuem rotas repletas de viagens para o país. Já a Inglaterra tem em seu território o aeroporto de Heathrow, um dos maiores do mundo, o que por si só já amplia seu risco de exposição ao vírus.
 
Tanto França como Grã-Bretanha já trataram um paciente que voltou ao respectivo país com a doença e depois foi curado. O estudo dos cientistas sugere que mais pessoas podem trazer o vírus para a Europa sem saber que estão infectadas.
 
"Se isso continuar devastando a África Ocidental e se de fato ficar pior, como algumas pessoas preveem, então é só uma questão de tempo antes que um destes casos acabe em um avião para a Europa", disse o coletor.
 
A Bélgica tem uma chance de 40% de ver a doença chegar ao seu território, enquanto a Espanha e a Suíça têm menor risco, de 14%, de acordo com o estudo publicado na revista PLoS Current Outbreaks.
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) não colocou quaisquer restrições sobre viagens e tem incentivado as companhias aéreas a continuarem voando para os países mais atingidos. A British Airways e Emirates Airlines suspenderam alguns de seus voos devido à epidemia.
 
Reuters / iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário