Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Cientistas encontram alterações no genoma de homens inférteis

Pesquisa gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina
 
Pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, analisaram o genoma de homens inférteis e descobriram alterações no número de cópias da informação genética de forma mais frequente do que em indivíduos não afetados.
 
O estudo identifica alterações recorrentes como potenciais causas de infertilidade e gera hipóteses para orientar futuros estudos sobre a base genética da infertilidade masculina e os resultados de fertilização in vitro.
 
 
A investigação utilizou recentes tecnologias para analisar o genoma de mais de 300 homens inférteis.
Segundo a líder da pesquisa Alexandra Lopes, as duplicações e deleções da informação genética foram localizadas nos cromossomas sexuais (X e Y), mas também nos cromossomos restantes, em genes importantes para a formação dos gametas masculinos.
 
Os resultados vão ao encontro da teoria defendida por estes investigadores de que a produção de espermatozoides pode ser afetada por um conjunto de diferentes alterações genéticas, em que cada alteração é encontrada num número reduzido de homens inférteis, sendo portanto difícil de identificar através de análises genéticas clássicas.
 
A investigadora esclarece que foram encontradas "várias alterações genéticas diferentes, cada uma delas partilhada por um reduzido número de indivíduos, ou mesmo única no grupo. Por exemplo, a deleção do gene DMRT1, uma das alterações mais interessantes que encontramos, já que este gene é crucial para a diferenciação sexual masculina, foi detectada em apenas dois indivíduos", afirma.
 
A equipe ressalta que, apesar deste ser, até à data, o estudo genômico que analisou o maior número homens inférteis, a amostra é ainda modesta comparada com as da maioria dos estudos de associação que se realizaram para outras doenças complexas. Assim, a análise de um maior número de doentes permitirá avaliar melhor a frequência das diferentes alterações.
 
O objetivo do grupo de investigação é identificar os genes importantes para a fertilidade e as causas genéticas da infertilidade masculina. Este conhecimento permitirá otimizar o diagnóstico, o acompanhamento terapêutico destes doentes e o aconselhamento do casal no recurso a terapias como fertilização in vitro.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário