Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Os tratamentos para evitar a pele áspera e ressecada típica das estações frias

Os tratamentos para evitar a pele áspera e ressecada típica das estações frias Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS
Hidratação intensa restaura o ponto de equilíbrio ideal,
devolvendo a flexibilidade e elasticidade da pele
Função de proteção pode ficar comprometida, além do aspecto envelhecido e sem elasticidade
 
O vento forte, a poluição, o frio, o ar seco e as mudanças bruscas de temperatura são apenas alguns dos fatores que dificultam a hidratação da pele, deixando-a com uma aparência opaca, áspera e sem viço. Isso acontece porque, em temperaturas baixas, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele.
 
Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

— Não é só uma questão estética. A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, ganhar aspecto envelhecido, sem elasticidade e com tendência à descamação. Além da pele ressecada ser mais frágil e sujeita a irritações — explica a fisioterapeuta e esteticista Mariana Moraes.

Tratamentos simples e rápidos podem fazer uma grande diferença, segundo a especialista. Veja as dicas:

• Limpeza de pele
Uma boa limpeza, além de recuperar o brilho e a viscosidade, pode deixar a pele livre de diversas impurezas produzidas pelas glândulas sebáceas e que a derme não conseguiu expelir, tais como espinhas, cravos e miliuns (bolinhas de sebo sob a pele). A limpeza de pele é ideal para se fazer antes de qualquer outro tratamento estético facial mais profundo. A técnica utilizada baseia-se no biotipo cutâneo, de acordo com as características individuais.

— Deve-se observar a ficha de avaliação prévia do cliente para selecionar os cosméticos adequados e definir a prioridade na limpeza de pele, como extração de lesões acneicas, por exemplo — diz Mariana.

• Hidratação facial
Indicado para peles desidratadas, desvitalizadas, opacas, desnutridas ou envelhecidas por fatores biológicos e cronológicos, o tratamento com hidratação profunda inicia-se com a higienização do rosto e esfoliação da pele para remoção de células mortas. Depois é utilizada a técnica de drenagem facial com pedras frias para proporcionar total permeabilidade do produto pelas células. Em seguida é realizada a aplicação da máscara hidratante nutritiva, vitamina C e finalização com filtro solar.

— O resultado é uma hidratação intensa, estabilização da umidade e a restauração do ponto de equilíbrio ideal, devolvendo a flexibilidade e elasticidade da pele.

• Hidratação corporal
— Geralmente as pessoas focam no rosto, mas a pele do corpo também precisa ser hidratada — destaca a fisioterapeuta.

Para isso, essa técnica restabelece a hidratação corporal e promove a beleza e suavidade da pele, evitando o envelhecimento precoce, a formação de estrias e a flacidez da pele. É realizada por meio da esfoliação, hidratação com massagem relaxante/revigorante e finalizada com a manta térmica. Dentre os inúmeros benefícios, ela ajuda a combater a celulite; previne formação de estrias; ajuda a uniformizar a tonalidade da pele tirando manchas e melhora a circulação sanguínea.

• Hidratação ouro 24K
Mariana Moraes explica que esse tipo de tratamento tem resultados mais amplos e profundos. Ele age nos canais da ureia, regenerando e dando luminosidade ao tecido. As partículas de ouro trabalham na síntese do colágeno e da elastina, fornecendo maior hidratação ao tecido. A hidratação protege a pele sensível, melhora o tônus, a textura da pele, escondem as imperfeições e ajuda na produção de colágeno.
 
Finte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário