Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Problemas nos pés podem causar desalinhamento da coluna

Dor e caminhar desequilibrado podem forçar a curvatura excessiva para um dos lados do corpo
 
Aquela dor na coluna no final do dia depois de uma longa caminhada pode ter origem em um dos membros mais importantes para a sustentação do corpo. O pé é responsável por manter o nosso equilíbrio e, quando é vítima de algum problema, pode se transformar em uma "avalanche" de outros, atingindo a coluna vertebral e todo organismo.
 
Entre os problemas, a fascite plantar, inflamação do tecido da sola do pé e que pode culminar na região do calcanhar. O estresse repetitivo, através da pisada, ocasiona diversas fissuras na região e a dor é o principal sintoma. Segundo o membro da Associação Brasileira de Cirurgia do Pé e Tornozelo, Renato Brufatto Machado, neste momento é comum a pessoa evitar o pé no chão, começando a caminhar de forma descompensada de um lado do corpo.
 
– Problemas nas articulações do fêmur e do joelho podem surgir, ocasionando o deslocamento da pélvis e, por consequência, causando desalinhamento da coluna e dor nas costas – comenta Brufatto.
 
O pé plano também está associado à dor nas costas. A alteração no arco plantar, que deixa o pé mais raso, ocasiona leve curvatura no tornozelo para dentro e uma distância aumentada entre os ossos dos calcanhares, os chamados calcâneos.
 
– Como não somos seres simétricos por natureza, a pessoa pode ter um membro um pouco mais curto do que o outro, o que causa um desnível pélvico no quadril e, em consequência, gera uma escoliose – explica o médico ortopedista do Laboratório do Pé.
 
A deformidade é o desvio da coluna para direita ou para esquerda, formando um "S" ou "C" e pode não apresentar sintomas. Suas consequências são desvio postural e dor.
 
Tratamento começa na saúde do pé
É comum que crianças tenham o pé plano, pois, na infância, as cartilagens da região ainda não estão formadas e o arco do pé encontra-se em desenvolvimento. A orientação de Brufatto é que, quanto antes a criança consultar um especialista, mais cedo ela pode prevenir problemas nos membros inferiores.
 
– Pacientes deveriam consultar um ortopedista ou um médico do pé já com um ano de idade, para identificar problemas que podem causar escolioses e outras deformidades mais tarde – comenta.
 
A prevenção está nos exames que podem identificar as complicações, como a baropodometria, que observa a força dos pés ao tocarem no solo e acusa as regiões de maior pressão plantar. O resultado desse exame possibilita a confecção de palmilhas ortopédicas sob medida que, tanto para crianças quanto para adultos, podem ajudar na redução dos sintomas e problemas que surgem por causa do pé plano ou cavo.
 
– O paciente precisa passar por uma avaliação ortopédica que analise também o tornozelo, o joelho e o desnível pélvico do quadril. Assim, o diagnóstico se torna mais preciso – afirma Brufatto.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário