Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dispositivo permite diagnóstico de doenças em menos de uma hora

Chip microfluídico que é um pouco maior que uma moeda de 1 dólar de Cingapura
Foto: National University of Singapore
Chip microfluídico que é um pouco maior que uma
 moeda de 1 dólar de Cingapura
Aparelho separa de forma eficiente biopartículas tais como bactérias e células vermelhas do sangue infectadas por malária
 
Equipe de pesquisadores da National University of Singapore desenvolveu um novo dispositivo microfluídico capaz de acelerar o diagnóstico de doenças.
 
O aparelho permite a separação eficiente e rápida de biopartículas, tais como bactérias patogênicas e células vermelhas do sangue infectadas com malária.
 
Biopartículas tais como bactérias e células vermelhas do sangue são não esféricas. Muitas são também deformáveis, por exemplo, as células do sangue podem mudar de forma quando afetadas por diferentes patógenos em nosso corpo. Assim, a técnica da equipe, sensível à forma é uma descoberta significativa. Atualmente, técnicas de separação são concebidas para partículas esféricas.
 
Embora a equipe tenha se concentrado principalmente na separação rápida e detecção de bactérias a partir de amostras patológicas, o dispositivo tem potencial como uma ferramenta de diagnóstico rápido também.
 
A nova técnica pode potencialmente substituir um velho método de detecção baseado na cultura bacteriana. "O velho método foi desenvolvido a cerca de 100 anos atrás, mas ele ainda está sendo usado hoje como a técnica convencional, pois nenhuma técnica nova está disponível para separação efetiva de bactérias a partir de amostras patológicas como sangue. Muitas das bactérias patogênicas são não esféricas, mas a maioria dos dispositivos microfluídicos é hoje para a separação de células esféricas. O nosso método utiliza uma matriz de coluna especial em forma de I, que é capaz de separar biopartículas não esféricas ou de forma irregular", explica o pesquisador Zhang Yong.
 
O método desenvolvido pode completar o processo de diagnóstico, em menos de uma hora, em comparação com 24 a 48 horas necessárias para a detecção de bactérias utilizando métodos convencionais.
 
O aparelho também é eficiente na separação de células vermelhas do sangue a partir de amostras de sangue, já que os glóbulos vermelhos são não esféricos. Isto permite a detecção rápida de biomarcadores de diagnóstico que se encontram na amostra de sangue.
 
O dispositivo também pode separar biopartículas com diversas formas e tamanhos. A equipe testou com sucesso em seu dispositivo em formas de bastonete, tais como Escherichia coli.
 
As conclusões da equipe foram publicadas na revista Nature Communications.
 
"Com nossos resultados atuais, esperamos avançar para separar outras biopartículas não esféricas como fungos, com maior rendimento e eficiência, evitando a dependência da dimensão esférica das técnicas atuais", conclui Yong.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário